Preparar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho é um dos objetivos das escolas. O Colégio Gaspar Silveira Martins trabalha com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e traz uma proposta inovadora que vai além da sala de aula. Além das aulas regulares, os alunos também participam de oficinas, que atuam no sentido de desenvolver diferentes habilidades, entre elas, a criatividade e o raciocínio, através da música, dança, ciências, teatro e esportes.
As disciplinas já estão inseridas na grade curricular da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I como partes integrantes do turno inverso. Já no Ensino Fundamental II e no Nível Médio, as atividades complementares são opcionais, oferecidas aos alunos que desejam dar continuidade aos projetos.
Além das atividades artísticas, os estudantes têm acesso à língua estrangeira (inglesa, alemã e espanhola). Desta forma, a escola assume um papel importante, com o objetivo de garantir a formação integral dos alunos.
Neste Dia do Professor, 15 de outubro, profissionais que atuam em diferentes áreas do conhecimento, em especial, ligados ao esporte, à música, à sociologia e às atividades complementares propostas pela escola, destacam a importância destas disciplinas, no processo de formação e desenvolvimento dos alunos.
“A Educação Física abrange desde as atividades mais simples e rotineiras, como as brincadeiras, que movimentam o corpo e despertam o raciocínio, como a preparação mais avançada, perpassando questões sociais e emocionais. Os fins educativos não estão ligados apenas ao esporte ou à atividade física. A disciplina é um instrumento psicomotor e psicossocial completo”.
LUCAS RUFINO MARMITT
Professor de Educação Física da Educação Infantil e dos anos iniciais, de capoeira e xadrez
“As atividades extracurriculares do turno oposto aliadas às aulas do turno integral são essenciais para o desenvolvimento dos alunos. A atividades complementares despertam a criatividade e contribuem para a formação de novas amizades e vínculos com a escola e os colegas. Desta forma, eles aprendem brincando”.
NATÁLIA DANIELA DA SILVA
Monitora da Educação Infantil
“A música é parte da disciplina de linguagem, como também está relacionada diretamente com a matemática, pois desperta o raciocínio lógico dos alunos. A disciplina tem um papel fundamental no desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, a música propõe a disciplina, organização e o comprometimento, assim com, o trabalho em equipe e o coletivismo”.
ALBERTO SINDELAR
Professor de música do 6º ao 9º ano, de instrumento, do conjunto instrumental e banda marcial
“Os conteúdos filosóficos e sociológicos possibilitam a formação de uma geração com voz, capaz de questionar e refletir sobre os problemas existentes, desenvolvendo a capacidade de discussão, senso crítico e solução de problemas de forma autônoma. O diálogo filosófico contribui com o processo de transformação do indivíduo, nos faz pensar sobre o que há por trás dos discursos, dos gestos, das imagens e da linguagem”.
KAMILA DE OLIVEIRA
Professora de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio
“A música desenvolve uma linguagem diferente, pois age como uma extensão corporal. Ao tocar e cantar, o aluno consegue se entregar ao outro e, faz do instrumento, uma forma de expressão. Aos poucos, o estudante traz a sua identidade através do instrumento musical. A aula expositiva proporciona um momento diferente e contribui na formação de vínculos”.
GUSTAVO CARVALHO
Professor de música do ensino regular do 4º e 5º ano, corais e oficinas de instrumentos