Campus passará por mudanças para melhorar o bem-estar
(Foto: Divulgação)
Campus passará por mudanças para melhorar o bem-estar (Foto: Divulgação)

Venâncio Aires - O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires lançou o projeto ‘IFSul Acolhe: tecendo encontros e transformando espaços’, iniciativa que propõe a revitalização dos ambientes de convivência do campus, para torná-los mais acolhedores, humanos e inspiradores, para favorecer o diálogo, a escuta e o sentimento de pertencimento entre estudantes e servidores.

O espaço reforça o compromisso do educandário de cuidar da saúde mental e do bem-estar da comunidade acadêmica. No projeto constam a criação de espaços de convivência e descanso, como a instalação de um redário, a construção de um pequeno palco para apresentações culturais, pergolados com mesas de uso coletivo e novas ações de paisagismo. “A proposta é que o ambiente gere acolhida e pertencimento, que os estudantes e servidores encontrem um espaço que os inspire, os conecte e os faça sentir parte viva da instituição”, destaca a pedagoga do IFSul e coordenadora do projeto, Paula Andrade.

Ela destaca que o cuidado com o espaço físico reflete uma postura pedagógica. “Cuidar do ambiente é também cuidar das pessoas; é educar para a convivência, para o respeito e para a vida coletiva”, completa.

Estudantes do IFSul

Como desdobramento das ações iniciais, estudantes do curso de Engenharia Mecânica também contribuem com o projeto. Na disciplina de Desenho Computacional I, ministrada pelos professores Imar Soares Junior e André Bisognin, foram desenvolvidos protótipos de redários para o campus. “A participação dos estudantes demonstra que o projeto ‘IFSul Acolhe’ é também um espaço de aprendizagem aplicada, no qual diferentes áreas do conhecimento colaboram em prol do bem-estar coletivo”, diz Paula.

O IFSul está em busca de parcerias e doações da comunidade para a efetivação do projeto. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (51) 3793-4200, que também possui atendimento via WhatsApp.

*Com informações do IFSul

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.