Ainda não será neste semestre que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova implementará o modelo cívico-militar. Segundo o secretário de Educação de Venâncio Aires, Émerson Henrique, falta uma documentação para ser enviada ao Estado. “Não foi feito um termo de adesão junto ao programa do Estado. Fomos atrás quando assumimos a secretaria e essa adesão ficará para a segunda etapa, a partir de setembro”, explica.
Depois disso, cabe ao Estado indicar dois monitores com formação específica de 40 horas e a tendência é que sejam militares da reserva. No mais, de acordo com Henrique, está tudo concluído, conforme anunciado ainda em 2020. Isso abrange o regimento já aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, o Projeto Político Pedagógico e a nova denominação do educandário, que vai passar a se chamar Escola Municipal Cívico-militar de Ensino Fundamental Cidade Nova.
O projeto é pioneiro na região e, quando for colocado em prática, será voltado a alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.