Projeto ‘Elas por Elas’ é premiado no Desafio Criativos da Escola

-

Iniciado em 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, o projeto ‘Elas por Elas – Protagonismo feminino em histórias reais, narradas para crianças em audiolivros’ segue fazendo história. A iniciativa é uma das 50 premiadas no Desafio Criativos da Escola, em todo o país, e receberá R$ 2 mil. O resultado foi divulgado na quinta-feira, 10, e apenas três projetos do Rio Grande do Sul foram premiados.

Foram quase dois mil educadores, crianças e adolescentes inscritos na 6ª edição do desafio, que selecionou os melhores planos de ação em cinco categorias: Educação, Qualidade de Vida, Igualdade (na qual o projeto de Venâncio foi selecionado), Meio Ambiente e Inclusão.

O prêmio será utilizado para a contação das histórias do primeiro audiolivro infantil produzido pelo projeto. As trajetórias da pintora mexicana Frida Kahlo, da menina judia Anne Frank, da ativista paquistanesa Malala, da índia Caá-Yari e da catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus serão contadas, presencialmente, em cinco escolas – duas na zona urbana (incluindo a Alfredo Scherer) e três na zona rural.

As apresentações ocorrerão no próximo ano e a forma de seleção das instituições abrangidas ainda está sendo definida. “Assim que possível, iniciaremos os ensaios e depois organizaremos as apresentações. O objetivo é que as crianças tenham contato com essas histórias, conheçam as biografias dessas mulheres que foram protagonistas de suas vidas”, comenta a professora Fernanda Saldanha, orientadora do projeto.

Ela lembra que, em 2017 e 2018, foi realizada a entrega do audiolivro produzido pela turma de 9º ano da Emef Alfredo Scherer para todas as escolas municipais de Venâncio Aires. O objetivo, agora, é garantir que as histórias cheguem ao conhecimento das crianças e possam servir de inspiração.

“Queremos incentivar que as escolas utilizem o audiolivro em sala de aula, para que as crianças se aproximem dessas mulheres, para que elas não cresçam tendo como referência feminina apenas as princesas dos contos de fadas que, normalmente, são frágeis, submissas e dependem de príncipes encantados para serem felizes”, destacam os integrantes do projeto, na proposta do plano de ação enviado ao prêmio Criativos da Escola.

A ação nas escolas será realizada por meio da linguagem teatral, área de formação da professora orientadora. A ideia é construir uma montagem teatral para apresentar todas as histórias. “Acreditamos que, desse modo, poderemos mobilizar as demais escolas a realizarem momentos de contação dessas histórias por meio do audiolivro produzido por nós.”

Sobre o projeto ‘Elas por Elas’

O projeto surgiu em 2017, na Emef Alfredo Scherer, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental. A estudante Kelli Gutterres, que atualmente estuda no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a professora Fernanda Saldanha, seguem no projeto até hoje. Neste ano, dois estudantes da Escola Alfredo passaram a integrar o grupo: Élica da Silva (9º ano) e Arthur Ferreira (8º ano).

elas por elas venâncio aires
Integrantes do projeto, Élica, professora Fernanda, Arthur e Kelli, em uma reunião virtual (Foto: Divulgação)

Criativos da Escola

O Desafio Criativos da Escola mobiliza estudantes de todo o país na construção de planos de ação para iniciar uma transformação ou aperfeiçoar uma iniciativa realizada por alunos e alunas com apoio de seus educadores.

O Criativos da Escola é uma iniciativa do Instituto Alana e faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. (Fonte: Site Criativos da Escola)

Apresentação teatral no dia 20

O projeto ‘Elas por Elas’ foi contemplado no Edital de Premiação Venâncio Multicultural, com recursos da Lei Aldir Blanc, sendo o único projeto que atingiu pontuação máxima. A apresentação teatral será realizada pelo canal do projeto no YouTube – ‘Elas por Elas: audiolivro infantil’ no dia 20, domingo da próxima semana, às 16h.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, o projeto deu continuidade às atividades, com ações virtuais como as campanhas ‘Para Ser Lar: Elas por Elas na Poesia’, ‘De mãos dadas com as crianças’ e a live ‘A importância de projetos de pesquisa na escola’.

LEIA MAIS:

notícias educação Folha do Mate



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido