Carregamento saiu de Guarapuava no Paraná e chegou ontem em Venâncio Aires. (Foto: Divulgação/IFSul)
Carregamento saiu de Guarapuava no Paraná e chegou ontem em Venâncio Aires. (Foto: Divulgação/IFSul)

Na manhã desta quarta-feira, 8, um carregamento de 18 toneladas de doações de roupas, alimentos, colchões e produtos de limpeza chegou em Venâncio Aires, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. A doação foi uma articulação da rede do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) com a iniciativa da empresa Pedra Brilhante Cereais, sediada na cidade de Guarapuava, no Paraná, que também contou com a colaboração de outras empresas do município.

O diretor-geral do IFSul, Geovane Griesang, explica que inicialmente a entrega estava programada para acontecer no instituto, no entanto, devido à impossibilidade de acesso da carreta ao campus, os itens foram direcionados para o Centro. “Essa ação solidária é fruto da iniciativa da empresa, em colaboração com outras e toda a comunidade local. Então, somos muitos gratos às empresas e comunidade de Guarapuava”, agradece.

Ações internas

Além da movimentação por doações, os campi do IFSul estão organizando ações internas referentes aos atingidos pelas enchentes. Os estudantes beneficiários da Assistência Estudantil poderão ter seus auxílios antecipados em um mês. Além disso, estudantes beneficiários da Assistência Estudantil e não beneficiários, terão um auxílio emergencial de R$ 1 mil. Um edital simplificado será publicado para todos alunos dos campi do IFSul que possuírem renda per capita de até R$ 1,5 salário-mínimo e foram atingidos pelas enchentes, para que possam se inscrever e receber esse recurso.

Um mapeamento de servidores e terceirizados que foram atingidos pelas cheias também é feito. A ideia é identificar esses trabalhadores para iniciar uma campanha de auxílio para essas pessoas. O formulário pode ser encontrado no site do IFSul.

Nesta semana, equipamentos do campus de Venâncio Aires foram emprestados para uma ação de sessões de cinema promovida pelo Rotaract de Venâncio Aires para aos abrigados da enchente alocados na Sercsate, no bairro Santa Tecla. Foram usados microfones, caixas de som e projetor. “A receptividade foi extremamente positiva e há planos de repetir a experiência. Então, todos estão colaborando, e juntos conseguimos tornar esse momento de reconstrução mais leve”, afirma.

Centro de distribuição

O diretor-geral do IFSul, Geovane Griesang, afirma que o campus do IFSul de Venâncio Aires foi estabelecido como o centro de distribuição para uma ação do Governo Federal e Ministério da Educação (MEC). Ainda não se têm informações detalhadas sobre a ação, mas a iniciativa tem o objetivo de distribuir 160 toneladas de itens para os Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFSul, IFRS e IFFar). “Todos estão contribuindo da melhor maneira possível para auxiliar as pessoas”, destaca.