Rede municipal de Vale Verde não retorna mais às aulas presenciais neste ano

-

Em reunião promovida na manhã de sexta-feira, 11, com as equipes diretivas e pedagógicas das escolas da rede municipal e estadual e Vale Verde, e com a presença do prefeito Carlos Gustavo Schuch, secretária de Educação, Carme Suzana Pacheco, e presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Rosane Kanitz, foi decidido que as aulas presenciais não retornam este ano em todos os níveis. Para este resultado, foi levado em conta a pesquisa realizada em âmbito municipal, para saber a opinião das famílias, que se mostraram contrárias ao retorno.

As atividades remotas, no entanto, continuam a ser enviadas de forma a complementar o calendário escolar de 2020. Neste período, os educandários e os professores estão se reorganizando para a elaboração dos trabalhos avaliativos, bem como relatórios de desempenho de cada aluno no decorrer do ano. “Desta forma, reforçamos o empenho, o compromisso e a colaboração das famílias para acompanhar o desempenho escolar de seus filhos”, destacou a secretária de Educação.

Como vai funcionar

O município atende 360 alunos, em quatro unidades escolares, desde a Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. As atividades escolares são enviadas aos alunos, através dos recursos digitais, como WhatsApp, Facebook e e-mail, e para os estudantes que não têm acesso aos meios digitais, são entregues em material impresso. Concomitantemente é realizada a busca ativa, para os alunos que não enviam ou retornam com as atividades completas.

“Os professores realizam o processo avaliativo como um acompanhamento das atividades realizadas, não atribuindo notas ou conceitos, pois entendemos que há várias situações que a educação não teria como mensurar, uma expressão de resultados, sem a participação e presença do professor neste processo”, explicou a secretária Carme Suzana Pacheco.

O calendário escolar está previsto para encerrar em 30 de dezembro, observando-se o que determinam as orientações legais em nível federal e as normatizações do Conselho Municipal de Educação, ou seja, o cumprimento das horas letivas. “As escolas estão com seus planos de contingências aprovados pelo Centro de Operação de Emergência (COE) Municipal, porém, entendemos que este não é o momento de retorno, pela dificuldade de manter as ações contidas neste plano”, enfatizou a secretária.

 

Escola Curupaiti

Conforme o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti, Breno pires Moreira, eles haviam concordado em não retornar às aulas presenciais. Porém, uma segunda reunião, realizada na sexta-feira, 11, junto à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), mudou os planos do educandário, que anunciou o retorno das aulas presenciais junto com o calendário do Estado. Assim, o retorno do Ensino Fundamental está previsto para o dia 13 de outubro e do Ensino Médio para 28 de outubro.

 

Passo do Sobrado

Segundo a secretária de Educação de Passo do Sobrado, Liziane Etges, no município também foi decidido pelo não retorno às aulas presenciais, pelo menos na Educação Infantil. Ela explicou que ocorreram reuniões do Centro de Operação de Emergência (COE) do município e local, os quais analisaram os planos e optaram pelo não retorno das aulas por unanimidade. “Porém, a volta às aulas presenciais dos demais níveis será analisada em outubro”, disse Liziane.

Amvarp

Conforme a assessoria de imprensa da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) não há informações de municípios que anunciaram o não retorno às aulas presenciais em todos os níveis.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido