As aulas presenciais da rede municipal de Venâncio Aires não voltam em 2020. Isso inclui a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do Município. Dessa forma, Venâncio acompanha a decisão de mais 14 municípios da região da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).
Conforme a secretária de Educação, Alice Theis, a decisão passa pelo tempo de volta (que seria pequeno até o Natal) e o momento da pandemia que, segundo ela, não melhorou. “As pessoas imaginam que a pandemia está sendo resolvida, mas o perigo não passou. Os casos continuam aumentando e pensamos em preservar as crianças.”
Alice destacou ainda que a ‘velha’ normalidade não existe mais. “No presente e futuro, teremos o sistema híbrido, porque não teremos possibilidade de 100% da capacidade. Claro que as aulas on-line não substituem o professor e toda a vida que circula na escola. Não é o melhor, mas está funcionando e veio para ficar.”
Opinião
A volta ou não das escolas divide opiniões desde o início e, entre os pais que defendem o retorno, o argumento passa pelas outras liberações já determinadas. É o caso de Juliana Oliveira da Luz, que entrou em contato com a Folha do Mate.
Ela questiona o porquê de Emeis fechadas, enquanto acontecem festas e bares, lancherias e restaurantes estão abertos. “Vejo lancherias lotadas, sem o mínimo de cuidado tanto do dono bem como dos frequentadores”, afirmou.
A leitora disse ainda que “[…] a vida tem de seguir, claro que com todas as precauções e cuidados. Mas a vida tem de continuar, pessoas precisam trabalhar, estudar, continuar na luta, dia após dia.”