
Rio Grande do Sul - Nesta quinta-feira, 23, o Sistema Fiergs vai realizar novas ações do projeto Rota Fiergs, desta vez em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A iniciativa criada na gestão do presidente Claudio Bier promove a interiorização da entidade com o objetivo de fortalecer a atuação junto às indústrias de todo o estado. O evento ocorrerá a partir das 11h30min, no Hotel Águas Claras (Rua Capitão Pedro Werlang, 420), reunindo representantes da entidade, lideranças empresariais, sindicatos e gestores públicos para debater as demandas da região.
Para o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, o encontro é uma oportunidade de fomentar a aproximação com as indústrias locais, especialmente as pequenas e médias. “O Rota Fiergs é um projeto fundamental para que estejamos cada vez mais presentes em todas as regiões gaúchas. As imersões nos permitem momentos de conexão e diálogo, buscando construir de forma colaborativa soluções voltadas ao fortalecimento do setor industrial. Além disso, é uma oportunidade de promover o encontro direto com os sindicatos da indústria, as lideranças e as autoridades locais, o que enriquece o debate e nos ajuda a compreender com mais profundidade as realidades e potencialidades de cada região”, destaca Bier.
A imersão também possibilita identificar prioridades regionais e discutir caminhos de apoio às empresas. Bier, diretores e coordenadores dos conselhos e comitês temáticos da entidade se reunirão com presidentes de sindicatos, representantes da indústria local e gestores públicos. “A gente precisa mostrar a importância da indústria e da Fiergs, principalmente para Venâncio Aires, que é o segundo polo metal mecânico do estado. Com certeza vamos marcar presença”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.
Formada por 23 municípios, como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, na divisão adotada pelo Sistema Fiergs, o Vale do Rio Pardo abriga mais de 1,7 mil indústrias (3,3% das 52 mil empresas do setor no Rio Grande do Sul). A região é responsável por gerar mais de 33 mil empregos em suas indústrias, com destaque para os segmentos de alimento, tabaco e couro e calçados.
Desde maio, o Rota Fiergs já passou pelas regiões Vale do Sinos, Encosta da Serra, Vale do Taquari, Noroeste, Central, Norte e Sul.
(Fonte: Fiergs)
Municípios do Vale do Rio Pardo:
- Arroio do Tigre
- Boqueirão do Leão
- Candelária
- Encruzilhada do Sul
- Estrela Velha
- General Câmara
- Herveiras
- Ibarama
- Lagoa Bonita do Sul
- Mato Leitão
- Pantano Grande
- Passa Sete
- Passo do Sobrado
- Rio Pardo
- Santa Cruz do Sul
- Segredo
- Sinimbu
- Sobradinho
- Tunas
- Vale do Sol
- Vale Verde
- Venâncio Aires
- Vera Cruz