
Rio Grande do Sul - Reeleitos com 95,86% dos votos, foram empossados na tarde desta quinta-feira, 11, o reitor Rafael Federico Henn e a vice-reitora Andréia Rosane de Moura Valim para o mandato 2026/29 à frente da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A cerimônia foi realizada no auditório central do campus Santa Cruz do Sul e contou, também, com a posse de chefias de departamentos, coordenações dos cursos de graduação e coordenações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs).
Em entrevista para o Grupo Folha do Mate, Henn destacou que os primeiros quatros anos de gestão (2022/25) foram difíceis, enfrentando problemas ainda ocasionados pela pandemia de Covid-19 e, em 2023 e 2024 com as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. “Agora sim, será o momento de voltar a investir e aumentar as bases da nossa instituição que tem uma qualidade em tudo que fazemos”, acrescentou.
Durante o discurso, enfatizou dois pilares para a universidade: a qualidade de ensino e ser uma instituição comunitária. Segundo ele, “trabalhar com convicção em uma instituição que nos amamos e que a nossa família vá querer estudar é o compromisso que nós temos”. Além disso, ainda destacou que um dos objetivos é regulamentar a lei federal das universidades comunitárias, que tramita em nível nacional.
A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e de outros universidades, além de alunos e professores.
