Cinco dias antes da primeira etapa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cerca de 100 estudantes se reuniram na segunda-feira, 28, no auditório do Colégio Silveira Martins para participar do SOS Redação – Esquenta para o Enem.
O evento foi realizado pelo Na Pilha!, da Folha do Mate, em parceria com o Grupo Redação, da professora de Língua Portuguesa e Redação, Luana Schonarth. O projeto teve o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Colégio Gaspar.
Com a mesma proposta das edições anteriores, o aulão foi um momento para apresentar as estratégias de redação exigidas na prova do Enem, bem como, orientar os alunos com dicas práticas e exemplos de redações anteriores, para auxiliar quem deseja ingressar em uma universidade, pela nota da prova. “A participação dos estudantes é bastante significativa, pois representa que eles estão preocupados em atingir as suas metas e objetivos”, avalia Luana.
Para a coordenadora da Unisc Venâncio Aires, Andréia Haas, o SOS é uma oportunidade de preparação para ingressar no Ensino Superior. Na Unisc, a nota do Enem é utilizada para seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e acesso ao Fies.
Além disso, neste ano, o processo seletivo da universidade, em 7 de dezembro, será composto, apenas, de prova de proeficiência em redação. “Quem fez Enem em 2018, pode utilizar a nota da redação do ano passado para o vestibular”, orienta.
Quem perdeu o aulão, mas deseja adquirir uma apostila para se preparar para o Enem, pode adquirir o material até sábado, na recepção da Folha do Mate, por R$ 10.
“Muitos dos jovens que participam do SOS Redação não sabem o que querem cursar, mas sabem que querem ir adiante.”
LUANA SCHONARTH – Professora de Língua Portuguesa e Redação
Em busca de conhecimento
Bruna Nagel, 17 anos, estava atenta às dicas da professora, fazendo anotações e lembretes para potencializar os estudos. A estudante do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participou pela primeira vez do SOS Redação e considerou a aula bastante produtiva. “A experiência foi muito válida, eu nem percebi o tempo passar. Ela desperta na gente um sentimento de que não é impossível conquistar a classificação”, afirma a estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática, que vai fazer a prova do Enem neste fim de semana para testar os conhecimentos.
Com um pouco mais de experiência, a estudante Karolain Vogt Xavier, 19 anos, se prepara para fazer pela terceira vez a prova do Enem. “Eu já acompanhava a professora Luana no Instagram e sempre tive interesse em participar do SOS redação”, comenta a participante, que concluiu o Ensino Médio no ano passado, na escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas. “A forma como ela transmite o conteúdo me chamou a atenção, e fez com que eu entendesse as coisas com mais facilidade”, salienta.