SOS Redação: tarde de aprendizado e incentivo

-

Em torno de 120 pessoas dedicaram a tarde de sábado, 27, para aprender e compartilhar conhecimento no ‘SOS Redação – 100 dias para o Enem’. Promovida pelo caderno jovem Na Pilha!, da Folha do Mate, em parceria com o Grupo Redação, da professora de Língua Portuguesa, Luana Schonarth, a atividade foi realizada no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins.

Luana destacou a importância da proposta para aqueles que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos. Ela apresentou números relevantes sobre a edição de 2018 do Enem, na qual apenas 55 redações alcançaram nota mil, em todo país. Destas, 13 eram de candidatos homens e 42 de mulheres. Apenas uma das redações com a maior nota era do Rio Grande do Sul. “Queremos mudar esse percentual com essa iniciativa. Quem sabe neste ano teremos uma redação nota mil de Venâncio?”, incentivou.

A professora também enfatizou a importância de os estudantes criarem um ‘repertório legitimado’ para que consigam construir uma boa argumentação dissertativa no texto e observou que a redação do Enem é uma forma do participante sugerir e apontar caminhos de intervenção para assuntos que fazem parte do dia a dia da população.
O evento, realizado com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Colégio Gaspar Silveira Martins, também contou com a participação do professor de Filosofia Samuel Machado. Os alunos levaram para casa uma apostila com dicas e exemplos de redação.

Para a editora de cadernos da Folha do Mate, Juliana Bencke, por meio do ‘SOS Redação’, o jornal reforça seu compromisso com a educação, em uma proposta voltada, especialmente, ao público jovem, foco do caderno Na Pilha!. O objetivo da empresa, inclusive, é desenvolver mais ações na linha educacional para adolescentes. “Sabemos a importância do estudo para o desenvolvimento do município, e promover uma aula de redação para os estudantes que buscam ingressar no ensino superior é um incentivo e uma forma de auxiliá-los a seguirem os estudos.”

PÚBLICA

Antoniel é de Santa Cruz do Sul e veio ao município para participar do SOS Redação (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Entre os participantes do evento esteve o funcionário público Antoniel da Silva, 39 anos. Morador de Santa Cruz do Sul, ficou sabendo sobre o aulão através da filha que estuda no Colégio Gaspar. “Busquei essa oportunidade porque estou me preparando para um concurso público e a escrita da redação tem um peso importante na nota”, salientou.

Também esteve na plateia a estudante Laura Pappen, 18 anos. Com o objetivo de passar no vestibular de Medicina em uma universidade federal, a jovem destaca que a iniciativa do ‘SOS Redação’ é muito importante. “É interessante essas iniciativas serem oportunizadas para todos os públicos de forma acessível, pois é a educação que vai mudar o nosso país”, disse.

Atualmente, Laura faz cursinho pré-vestibular (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

ESCOLAS PARTICIPANTES 

Estiveram presentes estudantes de Venâncio das seguintes escolas: Cônego Albino Juchem (CAJ), Monte das Tabocas, Crescer, Gaspar, Bom Jesus, Frida Reckziegel, Wolfram Metzler e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Poncho Verde, de Mato Leitão, também estiveram entre os presentes.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido