Tiago Becker deixa direção do Colégio Gaspar para assumir escola-modelo da Rede Sinodal

-

Diretor do Colégio Gaspar da Silveira Martins desde 2015, Tiago Becker, 31 anos, deixa a escola em Venâncio Aires e assume um novo desafio profissional em junho do próximo ano. O gestor foi convidado pela Rede Sinodal para comandar o Colégio Sinodal Prado, que fica em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A substituta do diretor será Alana Roos, 31 anos, professora de Geografia da escola há sete anos, que recentemente assumiu a vice-direção para o momento de transição. Ela vai acompanhar o trabalho do diretor para se inteirar dos processos. “Queremos uma transição que dê segurança para a nova diretora e professores, para que a mudança seja feita da forma mais saudável possível”, ressalta. O diretor enfatiza que a professora deve seguir o mesmo processo de crescimento e qualificação permanente da escola.

O novo educandário comandado por Becker está em obras e é a escola-modelo da rede no Rio Grande do Sul, que vai trabalhar com ênfase na formação de lideranças. “É um projeto totalmente novo e ambicioso, com uma nova metodologia de ensino”, salienta. A escola terá capacidade inicial de 700 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, mas a intenção é que siga em expansão e possa atender até 1,5 mil alunos. O modelo é de uma estrutura que se assemelha a um campus de universidade, com salas de aula amplas e espaço para realização das atividades.

O Colégio Sinodal Prado será uma unidade de São Leopoldo e fica em frente ao trevo de acesso à empresa General Motors (GM), na BR-290, em um bairro planejado. “É uma escola planejada a longo prazo para atender alunos da Região Metropolitana. A ideia é levar uma instituição de ensino muito forte para Gravataí e região”, completa.
Becker acredita que a escolha do seu nome para fazer a gestão da escola é uma forma de valorização pelo trabalho feito na unidade de Venâncio Aires.

Em 2015, quando assumiu a direção, o Colégio Gaspar tinha pouco mais de 200 alunos e, hoje, são 630 estudantes e 70 professores e funcionários. Além de Venâncio Aires, o colégio também conta com estudantes de Mato Leitão, Vale Verde e Lajeado. “Não podemos olhar só o número de alunos, mas os projetos que desenvolvemos, tivemos um crescimento muito rápido e significativo”, afirma o diretor.

Entre as inovações implantadas no período, Becker destaca a ampliação do turno inverso, promoção de projetos culturais e ações para ênfase na língua estrangeira. “Temos uma forma de trabalhar muito dinâmica e ciente da questão de mercado, das necessidades atuais. Conseguimos trazer para os alunos um significado de escola em todos os âmbitos que desenvolvemos, não só no acadêmico”, observa.

Dieter Knak, presidente da Associação Escolar Colégio Gaspar da Silveira Martins, mantenedora da instituição de ensino, afirma que Tiago Becker recebeu a proposta pelo trabalho de excelência. Ele enfatiza que a mantenedora fez um planejamento para que fosse possível esse tempo para a transição do cargo para a sucessora. “Buscamos uma pessoa que teria a capacidade de se integrar, estudar e se inteirar da visão estratégica do

Gaspar aliada à Comunidade Luterana. A professora Alana Roos tem todas as características necessárias para esta transição tranquila e com tempo necessário, até a saída do Tiago, no segundo semestre de 2021”, declara.

Knak garante que a visão e metas serão mantidas e que Tiago será um consultor para novos projetos que já estão sendo elaborados. “Estamos convictos do sucesso da nova diretora, uma pessoa muito profissional e dedicada, e alegres em ver o Tiago seguindo um novo e fantástico projeto”, finaliza.

Quem é o diretor
Natural de Salvador do Sul, na Serra, Tiago Becker, 31 anos, é formado em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), instituição na qual cursou Mestrado e Doutorado e buscou se aperfeiçoamento na área de gestão. Antes do Colégio Gaspar, trabalhou como professor de Língua Alemã no Colégio Pastor Dohms e Unisinos, em São Leopoldo, e no Instituto Goethe, em Porto Alegre. Assumiu a direção do Colégio Gaspar em 2015 e, em 2021, vai comandar a escola-modelo da Rede Sinodal, que tem primeiro ano letivo previsto para 2022. Em junho do próximo ano, Tiago já começa o planejamento em Gravataí para contratação dos profissionais e captação de estudantes.

Colégio Sinodal Prado, em Gravataí, será modelo de gestão da rede (Foto: Divulgação)

notícias educação Folha do Mate



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido