Transporte escolar segue indefinido para Mariante

-

A partir desta terça-feira, 11, a grande maioria das escolas municipais e estaduais de Venâncio Aires conta com transporte escolar. A exceção é a Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, de Vila Mariante. Segundo o secretário de Educação, Émerson Henrique, ainda ocorre o levantamento para saber do interesse dos alunos em voltar a frequentar as aulas presenciais. “O número ainda não seria suficiente para a transportadora fazer o roteiro.”

A empresa responsável pelo itinerário é a Viasul, que depende da compra de passagem e não recebe por quilômetro rodado. Na prática, se o número de estudantes é baixo, manter a logística não é interessante para o transportador. “Ficaria inviável manter ônibus dessa forma. Se não houver maior procura, o transporte será oferecido de qualquer forma. Mas nesse caso precisamos abrir um processo emergencial, o que levaria ainda mais tempo”, explicou Henrique.

Vale lembrar que a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) deu liberdade às escolas estaduais que têm o transporte em parceria com o Município, para ampliar a carga horária por turno, de três para quatro. Ou seja, os horários de entradas e saídas seriam os mesmos para ambas as redes de ensino, para evitar a espera de alguns estudantes no início e fim das aulas.

Hoje

Enquanto a situação de Mariante ainda não está definida, a Viasul retoma hoje os roteiros que levam estudantes das escolas estaduais Wolfram Metzler, Monte das Tabocas, Cônego Albino Juchem, Professora Leontina, Cristiano Bencke, Zilda de Brito Pereira e Pedro Beno Bohn.

Também nesta terça a mesma empresa retorna com o transporte das escolas municipais Dom Pedro II, Narciso Mariante de Campos e Odila Rosa Scherer.

Na última quinta, 6, com o início das atividades presenciais nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e o retorno dos Anos Finais (6º ao 9º anos) das estaduais, voltaram a circular os veículos fretados (vans) e das empresas Chimatur e Reckziegel.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido