A expectativa é que a partir do dia 1º de setembro, as escolas particulares voltem a atender crianças nos turnos opostos das atividades curriculares. Entre outras medidas, o retorno foi autorizado durante reunião do Comitê de Crise, realizada na segunda-feira, 17.
Segundo a fiscal de posturas e coordenadora técnica da Secretaria Municipal da Fazenda de Venâncio Aires, Daniele Mohr, a medida vale para todas as escolas que contam com autorização para operar com turno oposto. “Algumas instituições particulares, além das aulas, também atendem no turno oposto. Os estudantes não voltam para atividades vinculadas a ensino, mas sim para a recreação”, salienta. Por enquanto, as aulas continuam a ser realizadas de forma virtual.

As especificidades do protocolo de retorno ainda não foram definidas. O que se sabe, até o momento, é que os estabelecimentos devem operar em no máximo 50% da capacidade. Daniele explica que, nos próximos dias, as instituições devem lançar uma lista de interessados dos pais que necessitem deixar os filhos no local. “Será feita essa lista até para que o Município tenha ideia de quantas crianças serão atendidas e adequar o plano de contingência de cada escola”, afirma. Ela ressalta que todos os planos de contingência encaminhados já foram autorizados pelo comitê municipal.
Os estabelecimentos devem seguir os protocolos rígidos quanto à saúde e assinatura de termos de responsabilidade por parte dos pais – inclusive para que não encaminhem crianças que tiverem algum sintoma gripal. “Sempre priorizamos uma retomada gradual, restrita e controlada nos ambientes de convivência infantil e em nenhum momento a retomada da educação infantil, são coisas diferentes”, pondera.
Daniele reforça que estabelecimentos que oferecem turno integral, como são realizados nas repartições públicas, não se enquadram por se tratar de atividades curriculares, realizadas também no turno inverso. “Não estamos contemplando as escolas públicas por esse motivo, porque elas possuem turno integral”, complementa.
“O Município faz o monitoramento dos turnos opostos que estão em andamento e, como já está dentro da normalidade, trabalhamos com a ampliação desse tipo de serviço nos demais estabelecimentos privados.”
DANIELE MOHR
Fiscal de posturas
Outras mudanças
- O buffet de restaurantes já estão autorizados a voltar o atendimento normal, desde que os clientes usem luvas descartáveis para se servir e estejam de máscara.
- Também devem ser fixados cartazes nos locais com a proibição das pessoas falarem enquanto se servem.
- Cerimônias de casamento poderão ser feitas em locais próprios para eventos. A autorização prevê que possam ser feitas transmissões ao vivo, com a presença apenas dos noivos, familiares próximos e profissionais de filmagem.
- No dia 28 também voltam a ser realizadas as atividades esportivas em ginásios. Também devem ser permitidos, a partir desta data, os jogos de bocha, cartas e bilhar.