Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o empreendedorismo foi colocado em evidência com a reinvenção pedagógica da instituição em 2020. Por meio do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (LEPC), o empreendedorismo faz parte das disciplinas no 1º e 3º semestres de praticamente todos os cursos de graduação.
O coordenador do Laboratório, Erion da Silva Lara, explica que no 1º semestre, os alunos trabalham com desafios e problemas encontrados na comunidade e que envolvem também uma das 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É feita a mediação e condução teórica e os alunos precisam apresentar propostas de solução e um relatório com o que identificaram. “É o estudo da causa raiz do problema, é preciso trabalhar com a criatividade e outras ferramentas para chegar em soluções viáveis”, explica.
E no LEPC B, no 3º semestre, os estudantes captam desafios de empresas da região. São questões da rotina, gestão, fornecimento e logística de um empreendimento. Entre as participações já esteve o Hospital Santa Cruz (HSC) e a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul. A sistemática, segundo o professor Erion, continua a mesma do módulo A, no entanto, além de propor a solução, é preciso fazer o protótipo de uma produção viável para a empresa.
O diferencial de oferecer este laboratório é a chance de mais turmas terem contato com o universo do empreendedorismo, para além dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Alguns estudantes chegam com a perspectiva de nunca pensarem em ser empreendedores, mas na universidade têm contato e enxergam com outras possibilidades. No ano passado, foram 980 alunos participantes do laboratório, com envolvimento de 21 docentes e 179 trabalhos foram apresentados.
“A maioria acha que empreender é abrir uma empresa, mas nem sempre é só isso, o ser empreendedor passa muito mais na questão da resolução de problemas, e é aí que surge o produto.”
ERION DA SILVA LARA
Coordenador do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias da Unisc