Histórico para o Vale do Taquari. Esse foi o dia 26 de julho de 2017, quando foi publicada no Diário Oficial da União a transformação do Centro Universitário Univates em Universidade do Vale do Taquari (Univates).
O Vale do Taquari, que há 55 anos uniu forças para trazer o Ensino Superior à região para qualificar e desenvolver pessoas, colheu naquela ocasião ‒ e segue colhendo ‒ um fruto importante de um trabalho coletivo: uma universidade comunitária atenta às demandas de sua região, porém com os olhos voltados para o mundo.
Desde então, a instituição segue desenvolvendo ações fundamentadas na disseminação do conhecimento técnico-científico e na expansão da universidade como agente de transformação social.
Evania Schneider, professora e reitora da Univates, lembra que, ao longo de mais de cinco décadas, a instituição passou por diferentes denominações, como Faculdades, Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior e Centro Universitário. A jornada foi permeada por desafios e conquistas que fortalecem não apenas a Universidade, mas toda a comunidade regional.
“Há cinco anos nos tornamos universidade. Uma universidade que investe no conhecimento científico, na pesquisa e na formação de profissionais que, juntos, constroem o desenvolvimento das nossas comunidades. Somos professores, estudantes e pesquisadores. E juntos sempre seremos mais fortes”, comemora Evania.
Para Ney José Lazzari, presidente da Fundação Univates e ex-reitor da Univates, a universidade tem o potencial de transformar a vida das pessoas e os ambientes em que vivem. Nesse sentido, a Univates sempre atuou com transparência e responsabilidade social, valorizando as vivências do coletivo, a cultura e a história.
“O resultado não poderia ser diferente. Uma Instituição reconhecida pelo comprometimento com a educação, com a qualidade do ensino e com a inovação nos mais diversos cenários”, explica Lazzari.
Momentos que marcam os cinco anos de Universidade
2017 – Univates passa a oferecer cursos na modalidade a distância, contando com polos EAD em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
2018 – Univates adere à Rede ODS Universidades Brasil e passa a integrar uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que, por meio de atuação articulada e coordenada, contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.
2019 – Univates celebra os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari e também é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor Universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação.
2020 – Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, transforma a fachada do Prédio 1 e cria ilustração com três importantes personalidades da educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.
Ainda em 2020, a Univates participa do grupo de enfrentamento ao coronavírus em Lajeado e lança os serviços na área da saúde.
A Universidade lança o Aula+, uma proposta curricular inovadora para os cursos de graduação presenciais.
2021 – Univates é reconhecida com o melhor conceito de graduação do Brasil entre as universidades privadas e conquista outras duas importantes distinções: 1º lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras no País, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), e universidade mais sustentável do Sul do Brasil, segundo o ranking Green Metric, elaborado pela Universidade da Indonésia (UI).
2022 – Univates concede o primeiro título de professor emérito de sua história a Roque Bersch, por suas contribuições ao Ensino Superior no Vale do Taquari.
Fonte: AI Univates