As atividades de ensino no segundo semestre letivo de 2021 na Universidade do Vale do Taquari (Univates) iniciaram com possibilidade de presencialidade no campus de Lajeado para os cursos de graduação e técnicos. No momento, os estudantes podem acompanhar aulas de maneira presencial e também de forma remota – o que deve se manter até setembro, quando a Instituição fará novas avaliações sobre o formato a ser adotado até o fim do semestre.
Com o regresso, o movimento dos estudantes no campus se intensificou nas noites das últimas semanas. É o que indicam os dados do mapa de calor de presença humana a partir dos dispositivos conectados à rede wi-fi nos diferentes prédios do campus da Univates. Em algumas noites, o mapa de calor aponta a presença de mais de mil pessoas em simultâneo nas dependências da Universidade.
Uma dessas pessoas é o estudante João Guilherme dos Santos, de Westfália, do curso Técnico em Design de Interiores, que tem acompanhado suas aulas presencialmente. João Guilherme começou seus estudos no semestre passado e, até o momento, havia tido apenas aulas virtuais. “Ter aulas no campus é sempre uma experiência incrível, pela estrutura que nos é oferecida e também pelas conexões que são feitas aqui”, relata.
Para o jovem, o mais positivo é a troca de experiências entre alunos e professores. “As experiências presenciais nos possibilitam mais conexão e muitas vezes nos direcionam para um caminho que talvez era desconhecido”. No campus, João Guilherme diz se sentir seguro. “Também é um lugar amplo e que nos oferece todo o auxílio possível para o aprendizado”.
Como são as atividades?
Na Instituição, as atividades de biossegurança e os cuidados relativos à prevenção ao coronavírus são coordenados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) da Univates, sempre observando o que está definido nos protocolos oficiais.
As atividades presenciais acontecem em espaços que garantam a distância de, pelo menos, 1,5 m entre as pessoas. Ficam vedadas atividades coletivas que envolvam contato físico.
Ao chegar ao campus, a medição da temperatura está sendo feita nas recepções dos prédios. A Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e de uso coletivo são higienizados com frequência pela equipe responsável.
Leia mais: