Proficiência dos estudantes de medicina da Univates foi de 58% (Foto: AI Univates)
Proficiência dos estudantes de medicina da Univates foi de 58% (Foto: AI Univates)

Reitoria e Coordenação do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates) divulgara, na quinta-feira, 22, posicionamento institucional referente ao resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). As análises foram divulgados no dia 19, pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). A instituição de Lajeado recebeu conceito 2 atribuído a outros 82 cursos brasileiros, que apresentaram proficiência – capacidade, competência ou domínio pleno da matéria – entre 40% e 59,9% de alunos proficientes. No caso da instituição, o percentual foi de 58%. O curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul, alcançou conceito 3, com 65,1% de proficiência

Conforme consta no site do Ministério da Educação, Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina. Permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Dos 304 cursos de medicina de instituições públicas federais e privadas que participaram da avaliação, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5, considerados satisfatórios; 99 (32%) ficaram nas faixas 1 e 2, com menos de 60% dos estudantes com desempenho considerado adequado e cujas instituições passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.

A manifestação da Univates é dirigida aos estudantes, professores, médicos egressos, hospitais, municípios e demais parceiros, comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Diz reconhecer o impacto que a avaliação tem, reforça estar ao lado da comunidade acadêmica e assume o dever de analisar os resultados com rigor, “identificando oportunidades de melhoria e implementando mudanças que contribuam para qualificar ainda mais a formação”.

Reitoria e comissão também consideram as avaliações externas relevantes, mas consideram que os recortes específicos do processo de ensino “não refletem, por completo, a complexidade de um curso ou de uma instituição”. Observam, ainda, que a Univates tem uma trajetória consolidada no Ensino Superior, “com reconhecimentos e avaliações de excelência em diferentes indicadores institucionais, cursos e áreas do conhecimento, inclusive conquistando nota 5, o conceito máximo, em avaliação in loco do curso de Medicina realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2025”.

Outro posicionamento da Universidade é sobre a área da saúde na região, que “passa por um processo contínuo de fortalecimento, expansão e qualificação, resultado do trabalho conjunto entre instituições, profissionais, parceiros e serviços que atuam diretamente no cuidado com as pessoas”. E inclui, a este movimento, o curso de Medicina, “contribuindo para a formação de médicos preparados e comprometidos com as necessidades da comunidade”.

Anexo à nota, Reitora e coordenação do curso divulgara links de acessos a informações sobre ações e parcerias desenvolvidas entre 2023 e 2025, avaliações anteriores do MEC, práticas junto aos municípios da região, entre outras.

Unisc

Na Região dos Vales, a Universidade de Santa Cruz o Sul (Unisc) também foi avaliada no Enamed, com conceito 3. Em entrevista no programa Terra em 1 Hora, coordenado pelo jornalista Carlos Roberto de Oliveira, o reitor Rafael Henn avaliou positivamente o resultado, considerando as alterações na forma de execução. “O conceito é bom. Até então, era uma prova de Enade, como qualquer outro curso. Agora, o Enamed é uma prova bem mais específica e bem mais complexa, como se fosse uma prova de residência, o que subiu a escala, o que eu acho muito positivo”, complementou

Henn considera importante a qualificação do ensino médico no Brasil. “Temos um problema grave e social, porque os médicos estão mal formados, pressionando muito o custo do SUS [Sistema Único de Saúde]”.Na sua opinião, o conceito 3, “quase um 4”, certamente mudará para melhor no próximo exame, que ocorrerá ao fim deste ano.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.