Em outubro de 2023, durante um ‘aulão’ de revisão promovido pelo projeto Aquece Enem, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o jovem Augusto Mueller Pilz, de 18 anos, contava sobre a expectativa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o objetivo de conquistar uma boa pontuação para realizar o sonho de cursar Medicina. Agora, ele comemora a vaga na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com a média final de 809 pontos no Enem.
Filho de Alexandre Pilz e Janete Mueller, ele concluiu o Ensino Médio no Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida no ano passado e prestou vestibular em quatro universidades federais, sempre para o curso de Medicina. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conseguiu boas classificações, mas não suficientes para a vaga. Foi aprovado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como quinto colocado, mas como a nota do Enem o permitia escolher vagas em diversas instituições, optou pelo curso na UFCSPA.
Augusto diz que sempre considerou Medicina uma área interessante, que oferece oportunidades de especialização em diversas frentes. “Quando passei, tive uma sensação de alívio e de muita felicidade ao ver que todo o esforço e o tempo investidos em estudar foram recompensados, mostrando que tudo valeu a pena, mesmo tendo me privado de muitas coisas em prol do estudo”, destaca. As aulas iniciam no próximo dia 11 de março. “O sentimento é de empolgação para o começo do ano”, comemora.
Preparação
Ele afirma que sempre buscou tirar boas notas e, para isso, era necessário estudar bastante, tendo participado de olimpíadas do conhecimento e aproveitado todas as oportunidades possíveis. No último ano do Ensino Médio, de março a janeiro de 2023 – até a prova da UFSM -, sua vida se resumiu a estudar todos dias, frequentando aulas, lendo livros e fazendo questões após cada capítulo, além realizar simulados e redações. Também aproveitou para participar do Grupo Redação (GR).
O jovem indica, para quem está iniciando o Ensino Médio e pretende cursar uma universidade federal, o Processo Seletivo Seriado (PSS), implantado pela UFSM neste ano. Neste processo, o candidato realiza uma prova ao final de cada ano do Ensino Médio. A universidade reservará 40% das vagas para essa modalidade de ingresso. “A grande vantagem desta modalidade de ingresso é que o candidato só concorre com alunos que fizeram as três provas e estão concluindo o Ensino Médio naquele ano. Ainda mais que, atualmente, a grande maioria dos aprovados em universidades federais em cursos concorridos, como Medicina, frequentou um ano ou mais de cursinhos preparatórios.”