Projetos destacam ações inovadoras em diversos campos de pesquisa
(Foto: Divulgação/Prefeitura)
Projetos destacam ações inovadoras em diversos campos de pesquisa (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Venâncio Aires - A 40ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, entre terça, 28, e quinta-feira, 30, contará com nove projetos representantes da Capital Nacional do Chimarrão. Serão sete projetos da rede municipal, classificados a partir da Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que aconteceu em setembro, e outros dois do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires.

Da rede municipal, são dois projetos na categoria Educação Infantil e cinco no Ensino Fundamental (confira no box). Os estudantes embarcam com os projetos e na companhia de professores e representantes da Secretaria de Educação, com despesas custeadas pelo Município. “A expectativa é sempre muito positiva. É uma longa caminhada para chegar até a Mostratec. E ela representa o quanto a rede municipal de educação investe em conhecimento, pesquisa e no protagonismo dos alunos”, destaca a coordenadora pedagógica da pasta, Juliane Weiss Niedermayer.

Os dois trabalhos que vêm do IFSul Venâncio Aires são o projeto ‘EducaIF: A Robótica Educacional Contribuindo para a Formação Integral dos Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Venâncio Aires’, dos alunos Sofia Krause Eskelsen, Maria Luisa Saciloto Herencio e Kévin Luan Sehn Aguiar, e ‘Práticas de Acessibilidade: Inclusão de Pessoas com Deficiência’, de autoria das estudantes Mariana Vogt, Andria Eduarda Renz e Évelin Denise Santos Oliveira. Os jovens pesquisadores de Venâncio Aires analisaram temas nas áreas de educação, robótica educacional, acessibilidade e inclusão, entre outras.

A Mostratec

Na quinta-feira, 30, acontece uma cerimônia de premiação dos trabalhos que inclui certificados, medalhas, além de prêmios de instituições parceiras. Neste ano, serão expostos 774 projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio e Técnico, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Os prêmios e incentivos educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1,5 milhão. A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Sebrae é correalizador da feira.

A Mostratec é considerada a maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 14 países, 21 estados e mais o Distrito Federal.

Projetos da rede municipal e alunos

  • Vida de Formiga: desvendando os segredos do formigueiro: Vitória dos Santos Faleiro e Miguel Sanmartin, com orientação de Caroline Tamiris Siencia.
  • O Incrível Mundo das Lagartixas: Vítor Santiago Daniel e Joaquim Liebel Ribeiro, com orientação de Ana Caroline Oliveira de Souza.
  • Conecte-se com a Leitura: menos telas, mais imaginação: Felipe Schuster Weiss, Bernardo Mirandolli da Silveira e Fernando Posselt Severo, com orientação de Nathália Santos Braga.
  • Moedas Narciso: uma cooperativa do bem: Joanna Vitória Hinterholz e Evelin Vitória Ruppenthal, com orientação de Catiele Inês Pereira.
  • Solo Vivo, Planeta Sustentável: Monique Ferreira, Pedro Henrique Avila e Luana Beatriz de Brito, com orientação de Ana Paula Porto.
  • Tecnologia e Cuidado: Reduzindo os perigos no uso de agrotóxicos: Guilherme Schaefer Bittencourt, Francisco Javier Figueroa Gonzalez e Wellington Daniel dos Santos Vaz, com orientação de Fabiola Fridolina Griesang.
  • Bicho e Gente: todo mundo sente: Brayan Alexsander Febres Betancourt, Gabrielli Vitória Vilante e Mariana Pilz Grünhauser, com orientação Marília Haas.
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.