Venâncio x Alemanha: laços cultivados no ensino

-

Cerca de 450 alunos de Venâncio Aires são estudantes formais de Língua Alemã. O dado foi divulgado nesta semana pelo Consulado Geral da República Federal da Alemanha durante visita de representantes municipais ao escritório em Porto Alegre.

Para os alunos Luiza Dreissing e Arthur Ferreira, ambos de 13 anos, estudantes do 7° ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, aprender alemão em sala de aula é um ‘a mais’ para o futuro profissional. Na casa de Luiza, por exemplo, a família fala em alemão e ela reconhece a importância de saber algo além do português.

A instituição, localizada no bairro Leopoldina, é a única no âmbito municipal que dispõe de ensino da língua na grade curricular. De acordo com o professor responsável por ministrar as aulas, Gilson Klemz, 38 anos, os estudantes de 1° ao 5° participaram de oficinas de alemão com atividades lúdicas e têm o contato através de brincadeiras e jogos. Já do 6° ao 9° ano o alemão está inserido na grade curricular com dois encontros semanais com duração de 47 minutos cada. “Essa é uma oportunidade para eles aprenderem uma língua a mais, além do português e inglês”, salienta.

Já em âmbito particular, o Colégio Gaspar Silveira Martins oferece o ensino da língua com as aulas do professor Altair Luís Bender a partir do 4° ano. O diretor da instituição Tiago Becker, explica que a partir do 9° ano a disciplina de alemão se torna optativa para o aluno, mas a maioria dos estudantes segue escolhendo a língua para aprender. Além disso, o educandário possui uma parceria com o Instituto Goethe de Porto Alegre para a formação de professores e provas de proficiência. A avaliação é aplicada sempre no 8° ano para saber o nível de aprendizado do aluno a respeito do alemão, depois outra prova é aplicada no ensino médio. “Com essas provas de proficiência o aluno consegue garantir que aprendeu a língua”, explica Becker. Atualmente, os estudantes têm duas horas de alemão por semana. Há também a possibilidade de aprender alemão em escolas particulares de idioma.

TRADIÇÃO GERMÂNICA

Os números apresentados pelo cônsul geral Thomas Schmitt, através do Instituto Goethe, a Capital do Chimarrão figura entre os principais municípios com tradição germânica, assim como, sobre o aumento de alemães nativos visitando o interior, devido a manutenção cultural da região.

Durante o encontro que contou com a presença do prefeito Giovane Wickert, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen e a coordenadora do Departamento de Turismo, Angelica Diefenthäler, o cônsul geral manifestou sua preocupação com a preservação dos dialetos nas comunidades de origem alemã, em especial o Hunsrückisch, fortemente usado pelas comunidades teuto-brasileiras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

DOSSIÊ

Na ocasião, a Administração Municipal, entregou um dossiê contendo um levantamento de algumas iniciativas ligadas à cultura alemã, como a biblioteca mantida pela Sociedade de Canto e Jovialidade de Linha Andréas, o grupo folclórico alemão Die Schwalben, arquitetura e tradicionais eventos que ocorrem no interior do município, além de reportagens do jornal Folha do Mate, sobre a visita de alemães, o perfil Sócio Econômico de 2018 e 2019, materiais gráficos de Venâncio Aires e um kit de erva-mate das Ervateiras Elacy e Madrugada. O cônsul também foi presenteado com uma peça da Coleção ‘Venâncio feito à mão’, uma boneca alemã, trabalho da artesã Ana Paula Ghilardi Saatkamp em co-criação com a designer Luana Sehn.

Cônsul da Alemanha em Porto Alegre recebeu a comitiva de Venâncio Aires (Foto: Leandro Osório/ AI Prefeitura)

Unindo as várias Alemanhas do Brasil

Na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), a comitiva do Executivo Municipal foi recepcionada pelo Diretor Executivo, Dietmar Sukop e pela Gerente de Relacionamento, Aline Martins. Na ocasião, em continuidade ao assunto para elevar Venâncio Aires no turismo e nos negócios, foram abordados temas de relevância para estabelecer relações comerciais em cima das oportunidades oferecidas na Internationale Tourismus-Börse (ITB) Berlin, uma tradicional feira para profissionais da área de turismo que ocorre anualmente, principalmente, com o objetivo de prospectar o turista europeu para a região, considerando as nossas características culturais de colonização germânica no que se refere à criação de roteiros e destinos turísticos, visando a Rota do Chimarrão e outras belezas naturais do interior. Tudo isso visando, primeiramente, o resgate histórico ainda latente nas comunidades germânicas e no decorrer, a valorização da cultura unindo as várias Alemanhas existentes em Venâncio Aires. Outro ponto interessante da visita foi a apresentação do Serviço Especializado Sênior (SES), um programa que consiste em oferecer serviços de aconselhamento e assessoria realizada por profissionais alemães aposentados, voluntariamente, em todo o mundo, para ajudar na solução de problemas, na implementação de novos processos, no treinamento de funcionários, dentre outras áreas de atuação do programa.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) também esteve no roteiro de visitas (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido