No dia 1º de março, a escola completa 13 anos de sua fundação. (Foto: Divulgação)
No dia 1º de março, a escola completa 13 anos de sua fundação. (Foto: Divulgação)

Na manhã de segunda-feira, 21, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) recebeu quase 60 jovens do 1º ano e 3º ano, juntamente com suas famílias, monitoresda escola e membros da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), mantenedora da instituição.

Na próxima semana, receberá a outra parte da turma, mais um 1º ano e o 2º ano, totalizando as quatro turmas, os 112 estudantes, do Ensino Médio técnico em Agricultura via Pedagogia da Alternância (sistema onde os jovens ficam uma semana na Escola e outra em Casa, mediados por quase 20 instrumentos pedagógicos), vindos de 11 municípios do Vale do Rio Pardo e mais de 70 comunidades do campo da região.

Para o presidente da Agefa, Márcio Manske, agricultor de Linha Borges de Medeiros, Vera Cruz, na recepção aos jovens e suas famílias, “esse é um momento que deve ser celebrado, essa volta presencial é a essência da Efasc, porque precisamos estar juntos, para fazer a Pedagogia da Alternância acontecer, porque somos uma escola da presença, o ensino remoto é só em última necessidade, e fizemos muito bem, diga-se de passagem, mas agora é tempo de todos fazermos a nossa parte e nos cuidarmos, para seguirmos presencialmente fazendo a Efasc mais forte a cada dia”, finalizou.

Além disso, a escola ainda conta com 44 estudantes em processo de estágio curricular obrigatório, concluindo a formação de técnico agrícola. Essa é a primeira vez desde março de 2020 que a Efasc retorna com todas as suas atividades presenciais.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.