Ansiedade, depressão e burnout são transtornos de saúde mental que impactam o mercado de trabalho negativamente. Baixa produtividade, nem sempre está relacionada à falta de conhecimento ou de interesse, mas a outras situações que, somadas, levam o trabalhador a desejarem não estar no ambiente de trabalho. As pressões do dia a dia, na vida pessoal ou profissional, a falta de atenção e de diálogo, acabam por afastar muita gente do seu posto de trabalho. E, quando retornam, nem sempre estão em condições físicas e mentais.
O assunto foi debatido durante o quinto painel Gente & Negócios deste ano, pela psicóloga e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Patrícia Krieger de Oliveira; pela gestora de recursos humanos da Refrimate, a advogada Vanessa Konrad Nagel, e pelo médico do trabalho da Clínica São Vicente e deputado estadual Airton Artus. O evento, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, transcorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), nesta quinta-feira, 18, com participação de cerca de 80 pessoas. Em função da queda de energia elétrica, o evento que normalmente começa às 11h, transcorreu das 11h40min às 13h. O painel foi transmitido pelo dial 105.1 FM e o canal Terra Play, no YouTube.
Das questões debatidas pelos painelistas, chamou atenção o aumento do número de pessoas que buscam atendimento nos serviços de saúde e assistência social por transtornos de saúde mental – como ansiedade, depressão e burnout – desencadeadas por alto endividamento, seja pelos jogos online, seja por empréstimos consignados, atualmente fáceis de serem acessados, mas difíceis de quitar.
O painel foi aberto com a informação de que, no Brasil, meio milhão de pessoas se afastaram de seus empregos em 2024, por ansiedade ou depressão, colocada pela jornalista e mediadora do painel, Letícia Wacholz. O médico Airton Artus observou que, além da saúde mental, muitos deixam seus postos de trabalho por doenças ocupacionais, que são adquiridas nos ambientes de trabalho, como lesões por esforços repetitivos, problemas de audição e de postura ou acidente. Ele considera que a população está doente, reflexo de um sistema que não funciona integralmente e que, muitas vezes, agrava os problemas mentais.
Conforme Patrícia Oliveira, os dados, apesar de preocupantes, não retratam a realidade brasileira. Ela explica que é grande o número de trabalhadores que atuam informalmente e que, por isso, ficam à margem de estudos e das estatísticas. “O número é maior”, garante a psicóloga, que também atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Santa Cruz do Sul.
Vanessa Nagel chamou atenção para a quantidade de jovens que buscam empregos e se revelam depressivos, angustiados, sem perspectivas e, muitas, vezes, são usuários de medicamentos. Uma das causas, segundo ela, também é cada vez mais precoce: o endividamento por jogos online. Por isso, entende que as empresas devam estar preparadas e atentas para a saúde dos seus trabalhadores.
Durante o painel, a editora de cadernos do jornal Folha do Mate, Juliana Bencke, e o gerente administrativo do Hospital São Sebastião Mártir, Jonas Kunrath, apresentaram a revista ‘90 anos do HSSM’, alusiva ao aniversário da instituição, completo em 30 de agosto.
Turismo
O sexto e último painel do Gente & Negócios no ano, será em outubro, em data a ser marcada. Terá como tema ‘Rotas e sabores: Venâncio e Região dos Vales no mapa do turismo gaúcho’. A exemplo das demais edição, será transmitido ao vivo pela rádio Terra FM e pelo canal Terra Play do YouTube. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e GRA Máquinas/XCMG. Também conta com apoio do Sicredi, Tabacos Marasca, Engetec Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Continental Tobaccos Alliance (CTA), Clínica São Vicente, Dale Carnegie, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), China Brasil Tabacos (CBT), Boi Gaúcho e Uniodonto.
Convite
Ao fim do quarto painel Gente & Negócios, Letícia Wacholz convidou o público para outro evento promovido pelo jornal Folha do Mate e rádio Terra FM, dia 25. O ‘Contexto ESG: liderança com propósito, gestão com resultados’, transcorrerá no Clube de Leitura e terá como palestrantes Lídia Schwantes, gestora da Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e Romeu Balzan, superintendente de cooperativismo da Fundação Sicredi. Para o painel de debates, participam como convidados Rodrigo Cury, especialista em inovação da Fruki Bebidas; Junior Haas, diretor executiva da Haas Madeiras, e Cristina Quatke, vice-presidente de Responsabilidade Social do Sinditabaco, mediado pelo jornalista Daniel Heck.
O evento começa às 8h15min, seguido e almoço e apresentação de cases. Ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.
Assista ao painel
Não assistiu ao primeiro painel do Gente & Negócios ou quer assistir novamente? Acesse o canal Terra Play, no YouTube.