Foto: Veridiana Muchon Fotografias / Arquivo PessoalNa página, Grazi divulgou fotos do book fotográfico
Na página, Grazi divulgou fotos do book fotográfico

O diagnóstico de câncer metastático avançado mudou a vida de Grazieli há um ano e quatro meses. A doença começou na mama direita e se espalhou pelo corpo. A jovem, mãe de família, não estremeceu e decidiu compartilhar com todos o diferencial da luta dela: a vaidade.Foi no dia que completou seu 27º aniversário e também um ano da luta contra o câncer, que surgiu a página Lutando com Vaidade, no Facebook. Ela que trabalha na área de estética como micropigmentadora, decidiu dar esse nome ao blog para mostrar às mulheres que é possível enfrentar a doença sem deixar de ser feminina. De ser linda. De ser vaidosa.

Quando descobri o câncer e soube que ia perder os cabelos achei que deixaria minha vaidade de lado, mas descobri que os cabelos não fazem uma mulher mais ou menos vaidosa e sim as atividades.”

No endereço, as mais de três mil pessoas que curtiram a página, acompanham o cotidiano de Grazi, como carinhosamente a chamam e citam. Lá, é quem precisa de mensagens de força, quem as escreve. Também dá dicas de maquiagem, beleza e alguns cuidados que pacientes devem ter durante o tratamento. Além disso, Grazi realiza palestras e ajudou a promover muitas campanhas para arrecadar doações.

Como toda a paciente com câncer, Grazi passa pelas sessões de quimioterapia e também já realizou alguns tratamentos alternativos. Na rotina, 17 comprimidos por dia. Uma injeção por semana. Ela não esconde que também passou e ainda passa por momentos muito difíceis. Aliás, difícil o obstáculo foi desde que recebeu a notícia. O câncer na mama já estava em estado avançado. Depois disso, não demorou muito para a doença se espalhar pelo rim, coluna e na cabeça. Cada pulo deste ‘maligno’, uma cirurgia. Quando estava prestes a fazer a cirurgia na cabeça, há poucos dias, descobriu um nódulo no fígado e agora, terá que fazer primeiro a cirurgia do fígado, depois a da cabeça.

MORTEApesar da força e da fé que lhe acompanha todos os dias, ela não esconde que morte é uma palavra que não sai do seu pensamento. “Acho que devo encarar ela de frente pois perdemos nossos medos quando enfrentamos eles.”

Sei que isso pode acontecer, que os riscos são altos mas acredito em milagres muito mais que na morte.”

VIDA“Tenho sofrido muito mas também tenho recebido muito amor e carinho de pessoas que talvez sem esta doença eu não teria nem conhecido.” È por este amor que ela recebe, todos os dias, inclusive de muitos desconhecidos que a acompanham pela internet, que ela vive cada segundo como se fosse o último. “Viver é a base do meu dia. Preciso viver e viver bem. Tenho uma família linda, amigos maravilhosos e não posso decepcionar eles desistindo de viver.” é com sorriso no rosto, uma maquiagem, lenços na cabeça, que a cada dia ela se renova e alimenta sua esperança de que sempre haverá um novo dia.

Lutando com Vaidade é uma forma de sermos fortes e nunca deixar de colocar o nosso melhor sorriso escolher o nosso mais lindo lenço e ir a luta” 

Quem é elaCriada em Venâncio Aires, Grazieli Regina Kretschmer é casada com Alfane e tem uma filha, a Marina de 6 anos. Há dois anos mora em Joinville, cidade de Santa Catarina, mas vem a Venâncio Aires, seguidamente, para atender clientes e ver a família que mora na cidade.

TRECHO DE POSTAGEMEu não sei quanto tempo vai levar para tudo isso passar nem quantos obstáculos ainda virão. Eu só sei que quero esperar este tempo, estes obstáculos, com a minha melhor e mais forte armadura: a minha força, o meu sorriso, pois isso, o tempo, nem obstáculo algum tira de mim”

CAMPANHAApesar de ter apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer em Santa Catarina e também de Venâncio Aires, Grazieli até agora pagou seu tratamento com recursos próprios e ajuda de amigos e familiares. Ela também faz questão de citar o ‘anjo em forma de médica’ Juçara.Como uma caminhada longa pela frente, amigos de Venâncio estão organizando uma ação entre amigos para auxiliá-la no tratamento. A intenção é arrecadar um valor para a próxima cirurgia.Quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato com ela pela página Lutando com Vaidade no Facebook ou realizar depósito na seguinte conta bancária: Ag 1637 Conta 00025155-5 – Alfane Rosa de Oliveira.