Na tarde desta segunda-feira, em Santa Cruz do Sul, foi realizada mais uma reunião entre os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Este foi o primeiro encontro do ano no Salão Nobre da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, junto à Praça da Bandeira. Os novos gestores se fizeram presentes – a exceção foi a prefeita Laíse Krusser, de Encruzilhada do Sul -, assim como a imprensa regional. O grande destaque ficou por conta da eleição a presidência da entidade, que acabou adiada para março.
Por sugestão do prefeito Airton Artus, de Venâncio Aires, João Davi Goergen vai encerrar seu mandato normalmente em março, como ocorreu nas demais legislaturas, sem a antecipação das eleições. Assim, os novos prefeitos ganham mais algum tempo para se organizarem em torno de um nome para conduzir a entidade a partir de abril.
“Peço ao João Davi, em nome de todos os demais colegas, para que ele encerre o seu mandato em março. Até para que os novos prefeitos possam conhecer melhor as demandas da entidade e formarem opinião sobre quem irá comandar a entidade no próximo período”, observou o chefe do Executivo da Capital do Chimarrão, que a convite do presidente, fez ainda uma explanação a respeito da sua viagem a Seul, na Coreia do Sul, no final do ano passado.
João Davi, de pronto aceitou a sugestão, lembrando que apenas antecipou a eleição como forma de deixar todos à vontade para já ocorrer a troca no comando. João Davi fez uma prestação de contas do que foi realizado pela Amvarp no ano passado e listou algumas pendências regionais que ficaram para serem resolvidas ao longo dos próximos quatro anos.
Em seguida houve outro debate em torno da eleição para a diretoria do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale). E os prefeitos indicaram para sucederem Joni Lisboa da Rocha, ex-prefeito de Rio Pardo, o novo gestor da Cidade Histórica, Fernando Schwanke. O vice-presidente será o prefeito de Vale do Sol, Clécio Halmenschlager; a prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry, a secretária e o tesoureiro, Cássio Nunes Soares, prefeito de Pantano Grande. O Conselho Deliberativo será formado pelos prefeitos Clairton Wegmann (Sinimbu), Airton Berté (Gramado Xavier), Paulo Butkze (Candelária).
O novo presidente destacou que é preciso ampliar ainda mais o uso do consórcio pelos municípios. “Sempre se tem muitas dificuldades em adquirir produtos e serviços na área de saúde nos municípios, mas em contrapartida, o Cisvale tem esta facilidade de poder adquirir esses serviços de forma mais facilitada”, observou Fernando Schwanke.
Em relação à discussão sobre a construção do HPS Regional em Santa Cruz ou do HER usando a estrutura do Hospital dos Passos, Schwanke lembrou que é a favor de uma maior estruturação na área da saúde, independente do local. “O Hospital dos Passos tem uma estrutura física já existente, que poderia ser utilizada, mas é preciso de uma discussão a definição de prioridades na região”, destacou. Na quinta-feira, dia 24, às 14h, ocorre uma reunião da nova gestão do Cisvale com os secretários municipais de saúde, para o debate das primeiras demandas da área para a região.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires