O primeiro turno das eleições de 2018 foi tranquilo, em Venâncio Aires, conforme a Justiça Eleitoral. Ao todo, doze urnas foram substituídas, por conta de problemas técnicos. De acordo com a juíza Maria Beatriz Londero Madeira, apesar disso, não há prejuízo no processo. “Não tivemos nenhuma ocorrência envolvendo polícia, ao longo do dia, e isso nos dá o conceito de tranquilidade nessa eleição.”
O principal problema registrado foram eleitores que não sabiam qual seu local de votação. “Ao longo de todo o dia, muitas pessoas ligaram para o cartório para descobrir onde votavam”, comenta. Para ela, uma das explicações é que, com o recadastramento biométrico, sem a necessidade de ter que levar o título de eleitor para a votação, muitas pessoas tenham ficado sem uma referência de onde procurar o número da seção.
“Talvez os eleitores tenham achado que não precisavam mais do título e, assim, não souberam a seção. Foi algo muito atípico” Casos de eleitores que não puderam votar, porque não realizaram o recadastramento biométrico, também foram registrados, em Venâncio Aires. “Apesar de termos divulgado amplamente o recadastramento, alguns não fizeram. Essas pessoas também não poderão votar no segundo turno”, alerta.