Faltando um ano e três meses para o pleito que elegerá prefeito e vereadores, siglas movimentam-se para fortalecer suas bases e ter nomes para disputar as eleições municipais. Com o ‘racha’ do PDT e PT, partidos que lideraram a coligação que reelegeu o prefeito Airton Artus eo vice Giovane Wickert, o mexe–mexe de um partido para outro e até as negociações para futuras coligações devem ficar ainda mais acirrados.
Para concorrer, o eleitor deve estar filiado ao partido há pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições. Com isso,o prazo dos partidos é curto: menos de três meses, já que o pleito ocorre em 2 de outubro de 2016.
FILIADOSVenâncio tem 53.396 eleitores cadastrados. Destes, 5.638 eleitores são filiados a algum partido político. São 18 partidos registrados na Capital do Chimarrão e um formado no dia 25 de junho e que atua com comissão provisória, o Solidariedade.
PMDB, o maior partido
Pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral é possível contabilizar a lista oficial de filiados.Conforme o registro, o PMDB é o maior partido de Venâncio Aires, com 1.599 filiados. O número corresponde a mais de 28% do total de eleitores filiados no município.Em segundo está o PDT, partido que está à frente do Governo Municipal, com 767 filiados e emterceiro, o PTB, com 703. Na ponta de baixo da tabela está o PSTU, com apenas um filiado; o PRP com oito filiados e; o PHS com 12. Outro partido que está vigente, porém, não está com registro atualizado junto à Justiça Eleitoral, é o PSOL.