No domingo, 28, os eleitores precisam voltar às urnas para definir o novo presidente e governador. Em Venâncio Aires, estão aptos a votar 51.103 eleitores que precisam comparecer às 178 seções espalhadas pelo município. A meta é de que a apuração esteja concluída na 93ª Zona Eleitoral entre 19h30min e 20h. No 1º turno o processo foi encerrado às 21h15min.
Conforme o chefe do cartório eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, a expectativa é de que no 2º turno o número de filas seja menor. No dia 7 de outubro, quando pela primeira vez os eleitores de Venâncio Aires registraram suas escolhas por meio da biometria, muitos tiveram problemas na leitura da digital e tempo de espera chegou a mais de hora em alguns locais de votação.
Somado à biometria, a quantidade de números envolvendo seis votos e a “falta de intimidade” com a urna também travou alguns eleitores. No entanto, essas dificuldades tendem a aparecer menos agora. Outro fator que deve garantir maior agilidade ao pleito é a reconvocação dos secretários que não trabalhariam na segunda parte do pleito, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) voltou atrás. Segundo Mosman, o processo “geralmente flui melhor, porque são apenas dois cargos para votar.”
A agilidade na apuração também deve ocorrer a partir de ajustes nas rotas de recolhimento das urnas eletrônicas. São 11 roteiros na cidade e no interior que realizam o recolhimento dos equipamentos que são levados até o cartório eleitoral para as informações serem transmitidas ao TRE-RS. Apenas o resultado das urnas da região de Paredão Pires é transmitida de Boqueirão do Leão.
URNAS
Quanto às urnas, Mosman revela que elas já estão preparadas e quarta e quinta-feira haverá uma verificação sobre o funcionamento. “Tem que aparecer um aviso de que o equipamento estará disponível a partir das 7h do dia 28 de outubro.”
Dos municípios abrangidos pela 93ª Zona Eleitoral, Boqueirão do Leão será o primeiro a receber as urnas, já na sexta-feira, 26. Em Venâncio Aires e Mato Leitão, o transporte ocorrerá no sábado, 27.
CARTÓRIO
Para o pleito, cerca de 30 profissionais atuarão pelo Cartório Eleitoral. São escrutinadores e auxiliares. Além disso, para o domingo, o cartório recebeu uma remessa extra de urnas eletrônicas para serem substituídas, caso alguma apresente defeito no domingo. Para o 2º turno, a 93ª Zona Eleitoral terá 22 urnas extras.
PRISÕES
A partir de hoje, eleitores só poderão ser presos em flagrante. A determinação está prevista no Código Eleitoral. A exceção ocorre apenas em casos de flagrante delito e ainda se houver sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.
SEÇÃO EXCLUSIVA PARA JUSTIFICAR VOTO
No primeiro turno, Venâncio Aires teve una abstenção de 13%. Isso quer dizer que dos 51.103 eleitores aptos a votar no dia 7 de outubro, apenas 44.406 compareceram. Os demais 6.674 faltosos devem ficar atentos ao prazo para justificar a ausência. Contudo, a ausência no 1º turno não impede a votação no 2º turno. Quem não votou terá 60 dias para justificar a ausência. Em Venâncio Aires será mantida, no segundo turno, uma seção fixa para justificar ausência no dia da eleição. Ela ficará no Ginásio da Escola Estadual Monte das Tabocas.
Segundo o TSE, quem não apresentou justificativa no dia da eleição, o eleitor poderá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório ou enviá-lo por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito.
Caso o eleitor opte por justificar sua ausência pela internet, pode fazê-lo através do Sistema Justifica, ferramenta que permite a apresentação do Requerimento de Justificativa Eleitoral de forma online após a eleição. Ao acessar sistema que está disponível no site do TSE, o eleitor deverá informar os dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada.
PRESIDENTES DE MESA DEVEM RETIRAR MATERIAIS ATÉ AMANHÃ
Às vésperas do 2º turno das eleições, os mesários que novamente trabalharão no domingo, 28, devem ficar atentos ao prazo para retirada do material. Os presidentes das mesas têm até esta quarta-feira, 24, para pegar as sacolas, que incluem os cadernos de votação, atas e itens de expediente, diretamente no Cartório Eleitoral, entre 11h e 18h.
Segundo Mosman, esse prazo se refere aos presidentes das mesas receptoras de 91 seções do centro e bairros de Venâncio Aires, que estão sendo lembrados por mensagens de WhatsApp. “Das outras 87 seções do interior e de Mato Leitão e Boqueirão do Leão, os materiais irão dentro das caixas das urnas.”