Os eleitores de Boqueirão do Leão, que pertencem à 93ª Zona Eleitoral com sede em Venâncio Aires, têm prazo para comparecer no Cartório Eleitoral e efetuar o recadastramento eleitoral e atualizar as informações para o sistema biométrico de votação.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral, Eduardo Mosman, os eleitores da escola Eugênio Franciosi têm até o dia 31 de julho para comparecerem no cartório. Para os demais, o prazo se encerra dia 16 de setembro. Até a última sexta-feira, 1.881 eleitores do município já haviam efetuado o processo, do total de 6.114 cadastrados.
PENALIDADES
O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas consequências: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.
VENâNCIO
Em Venâncio Aires, o processo não tem previsão de começar, mas quem procurar o Cartório Eleitoral para requisitar o primeiro título de eleitor ou então, solicitar alguma alteração cadastral, já passa pelo sistema de biometria, que inclui tirar foto, identificar todas as digitais e a assinatura digital. Na região da 93ª Zona Eleitoral, Mato Leitão já concluiu o processo, em 2013.