Mais segurança e tecnologia ao processo eleitoral é o que promete o sistema biométrico de votação que, a partir do próximo mês, vai envolver os 3.405 eleitores de Mato Leitão. O município está na lista das 190 cidades gaúchas que revisarão dados e coletarão fotos e impressões digitais para recadastramento biométrico. Com isso, nas eleições do ano que vem, os mato-leitoenses votarão com o novo sistema.

O recadastramento se inicia no dia 15 de abril e se estende até 14 de agosto. Para isso, todos os eleitores da Cidade das Orquídeas deverão se apresentar no Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência. O recadastramento é obrigatório.

O município de Boqueirão do Leão, que também é abrangido pela 93ª Zona Eleitoral, junto com Mato Leitão e Venâncio, terá revisão do eleitorado neste ano, em data a ser ainda definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para os votantes da Capital do Chimarrão, não há previsão. O objetivo do Tribunal Superior Eleitoral é de que, até 2018, todos os eleitores do país utilizem a biometria.

Entre esse ano e 2014, também está prevista a revisão dos eleitores de Vale Verde, que pertencem ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul. O município possui mais eleitores que habitantes, segundo cruzamento de dados do TRE-RS e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

DEZ MINUTOS

 

Para receber os eleitores de Mato Leitão, a partir de abril, o cartório da 93ª Zona Eleitoral passa por treinamentos e testes dos novos equipamentos. Na semana passada, três kits biométricos, compostos por softwares que recolhem as impressões digitais e assinatura eletrônica e máquinas fotográficas para coleta da foto do eleitor chegaram ao Município.

Conforme o chefe do cartório, Eduardo Mosman, além da foto, que será utilizada para identificar os eleitores junto ao caderno de votação, serão coletadas impressões digitais de todos os dedos. A assinatura eletrônica será adotada somente para as requisições de novos títulos. Ele explica que o titulo continuará o mesmo. Não haverá emissão de novo título, o que muda é que na hora de votar, a liberação da urna eletrônica ocorrerá apenas após a leitura das impressões digitais dos votantes. “Queremos que os eleitores se organizem e não deixem para a última hora. Em casos de excursões, pedimos que liguem e agendem um horário.” O tempo médio para efetuar o recadastramento, por eleitor, é de 10 minutos.

A partir da instalação efetiva do equipamento, eleitores de Venâncio Aires e Boqueirão do Leão que procurarem o cartório, a partir da primeira semana de abril, para solicitar segunda via, alguma alteração no cadastro ou de seção, ou solicitar o primeiro título, serão cadastrados pelo novo sistema, pois o antigo, será extinto. No entanto, explica Mosman, uma resolução do TSE, determina que só serão válidos para as eleições, os cadastros biométricos efetuados até meio anos antes da convocação oficial dos eleitores para o recadastramento. Ou seja, se a revisão dos eleitores de Venâncio ocorrer em junho de 2016, somente aqueles cadastrados biometricamente, a partir de janeiro daquele ano, serão validados para participar das eleições, caso contrário, terão de retornar ao cartório, no prazo estabelecido pelo Tribunal.

Saiba mais

 

– O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas consequências: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.

– 93ª Zona Eleitoral fica localizada na rua Voluntários das Pátria, 1404

– Telefone: 51 3741-1930

– Eleitores terão de comparecer entre 12h e 18h30min, de segunda a sexta-feira

– Excursões deverão ser agendadas previamente