A Administração Municipal de Mato Leitão estabelece como uma das metas para o próximo ano o avanço das pavimentações, tanto na cidade, quanto no interior. Uma das iniciativas em execução é o asfaltamento de 830 metros em direção à Vila Arroio Bonito. A obra iniciou neste ano, mas será concluída em 2023. Com essa obra, a Cidade das Orquídeas chegará a sete quilômetros no interior. A medida foi destacada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta sexta-feira, dia 23, pelo prefeito Carlos Bohn (PSDB).
A obra começou a partir do asfalto já existente na rua Cônego Pedro Henrique Vier e beneficiará, diretamente, 28 proprietários de imóveis. O custo do projeto está estimado em R$ 2 milhões e será executado com recursos próprios do governo. A pista terá sete metros de largura e 11 metros de base, com dois metros de acostamento para cada lado.
Além disso, Bohn comentou também que existe a expectativa de que, no próximo ano, o Governo do Estado contemple o Município com recursos para garantir a pavimentação asfáltica de trecho que segue da Igreja Evangélica até a faixa de domínio da RSC-453, na localidade de Linha Boa Esperança Alta. A Estrada Frederico Guilherme Schwarzbold tem 2,1 quilômetros. Segundo o prefeito Carlos Alberto Bohn, a entrega do projeto técnico ao Governo do Estado foi realizada em maio deste ano e a proposta está sendo analisada.
Além disso, o projeto técnico para a pavimentação de um trecho em direção à Vila Sampaio também já foi contratado pela Prefeitura e está em fase de elaboração. A primeira etapa dessa proposta do Executivo corresponde ao asfaltamento da estrada de chão que inicia a partir da rua Leopoldo Aloisius Hinterholz e segue até a Linha Puhl. A expectativa da Administração Municipal é, depois, dar seguimento a essa pavimentação, e chegar até o Condomínio Avícola, em Sampaio Baixo.
Centro administrativo
O prefeito também comentou, durante a entrevista, que a obra do Centro Administrativo de Mato Leitão pode ser concluída em abril de 2023. Depois da equipação, é intenção inaugurar o novo prédio até julho. O trabalho tem execução da empresa Conzatti Engenharia, de Encantado, que venceu a licitação.
O projeto de construção do Centro Administrativo da Cidade das Orquídeas envolve um investimento de R$ 2,8 milhões. No local, além dos órgãos instalados no atual prédio da Prefeitura, funcionarão a Secretaria de Agricultura e de Meio Ambiente e o escritório municipal da Emater. Na sede do Executivo também será instalada uma usina de energia solar.