Em meio à lida, ele conecta os fumicultores

-

Foto: Alan Faleiro / Folha do MateBergenthal dedica cerca de quatro horas diárias às redes sociais
Bergenthal dedica cerca de quatro horas diárias às redes sociais

O número de fumicultores que usam o computador e a internet tem crescido de forma exponencial. Por meio do contato com outras pessoas que atuam nesse segmento, eles fazem do meio virtual um espaço de troca de experiências. Compartilham técnicas, dialogam sobre a situação do setor e também se descontraem.

Morador de Linha Herval, no interior de Venâncio Aires, Jorge Alberto Bergenthal é um desses fumicultores presentes na internet, mas mais do que isso, ele é responsável por conectar, através das redes sociais, outros agricultores e demais interessados pela temática. Administra um página no Facebook com mais de 15 mil seguidores, além de integrar três grupos de WhatsApp sobre o assunto.

Bergenthal conta que a ideia de criar a página ‘Produtores de Fumo’ surgiu há cerca de três anos, em conversa com o amigo e também fumicultor Leandro da Silva, de Araranguá (SC), que o auxilia na tarefa. Sentiam falta de um espaço que tratasse de forma específica sobre a fumicultura e fosse atualizado de forma constante. Hoje, orgulha-se de afirmar, administram a maior página do Facebook que trata sobre a cultura do tabaco.

Segundo o jovem de 27 anos, que estudou até o Ensino Médio, a atividade se tornou um hobby, mas que já lhe toma cerca de quatro horas por dia, normalmente nos horários do meio-dia e da noite. Ele mora com pais e juntos plantam em torno de 60 mil pés de fumo. No tempo da safra, conta que não é fácil conciliar a administração das redes sociais com o trabalho, mas se esforça para não deixar desamparados os milhares de seguidores. Sabe da sua responsabilidade e, por isso, busca deixar alguma publicação programada para quando não vai conseguir ter acesso à internet.

O fumicultor afirma que atualizar a página é algo que faz por puro prazer, sem obter um retorno financeiro, mas que se torna compensador em função do conhecimento adquirido e também compartilhado. “A internet se tornou um espaço para expressarmos nossas ideias, tirarmos dúvidas e compartilharmos novas técnicas. Antes, esse conhecimento ficava restrito ao diálogo com os vizinhos.” Ele diz que são diárias as interações na página, que ocorrem por meio do envio de fotos, questionamentos e sugestões.

“Nossa proposta é fazer com que os agricultores se sintam à vontade, pois a fumicultura já sofre bastante descriminação e é difícil desassociar a produção do produto final, o cigarro, que todos nós sabemos que faz mal à saúde. A questão é que o tabaco ainda é uma boa fonte de renda para nós que possuímos pequenas propriedades de terra, pois temos a certeza da compra por parte da empresa e também a garantia do pagamento de um preço mínimo.”

Na busca por deixar os agricultores à vontade, também se aposta no humor, que é um dos destaques da página. Uma publicação chegou a atingir mais de 10 mil compartilhamentos, surpreendendo o agricultor, que vê sua página aumentar o número de curtidas a cada dia.

De acordo com Bergenthal, a maioria dos seguidores são do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, mas há também pessoas do Nordeste e de outros países, como o Uruguai.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido