Toyota Hilux foi entregue ao comando da Brigada Militar (Foto: Alvaro Pegoraro)
Toyota Hilux foi entregue ao comando da Brigada Militar (Foto: Alvaro Pegoraro)

Durante reunião realizada na noite de terça-feira, 9, na sede social do Posto Chama, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires entregou mais uma viatura à Brigada Militar (BM). Trata-se de uma Toyota Hillux que foi totalmente reformada e já está sendo usada no policiamento. O Conselho tem outras duas viaturas compradas e que se destinam à BM. Trata-se de uma Toyota Hilux semiblindada e um Corolla Cross, ambos adquiridos com recursos oriundos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), que serão entregues em outra oportunidade.

No ato também foi feita uma prestação de contas e explanado sobre outros assuntos, como a retomada com mais força do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a aquisição de um drone e o pleno funcionamento das câmeras de monitoramento e do cercamento eletrônico.

Coordenada pelo presidente Dieter Knak, a reunião contou com a presença de apoiadores e de convidados, como o tenente-coronel Cristiano Cuozzo Marconatto, a major Michele da Silva Vargas e o capitão Maicon Barbosa Crumenauer, além dos membros da entidade.

Em pauta, além da prestação de contas do ano, foram debatidos assuntos pertinentes à segurança pública, como o pleno funcionamento do sistema de monitoramento eletrônico do município. Segundo o tenente-coronel Marconatto, a eficiência do funcionamento das câmeras e dos leitores de placas depende da aquisição de um novo aparelho. “Mas sei que a Prefeitura já encaminhou a compra”, revelou. O comandante do 23º Batalhão de Policiamento Militar (23º BPM) também falou sobre a aquisição de um drone de última geração.

Sobre o drone, o presidente Dieter Knak observou que já há uma verba da Câmara de Vereadores para a aquisição de um aparelho que será destinado à BM de Venâncio. “É um drone de última geração, que será muito importante no nosso trabalho”, mencionou o capitão Maicon.

Sobre o Proerd, a intenção é, para 2026, envolver entre 300 e 500 alunos de escolas da Capital do Chimarrão. Este ano, por falta de instrutores e outros entraves, pouco mais de 100 alunos participaram das lições do Programa, que ensina os pequeninos a dizer não às drogas e à violência.

Após a reunião, todos participaram de um jantar festivo, preparado e servido pelo colaborador Nicolau Lang.