Falta uma semana para o segundo turno das eleições gerais de 2022, que será realizado no próximo domingo, dia em 30 de outubro, em todo o Brasil. Com isso, se intensificam as campanhas para os candidatos à presidência da República e ao Governo do Estado. Na Capital Nacional do Chimarrão, os presidentes do Partido Liberal (PL) – que tem dois candidatos, um em cada pleito – e do Partido dos Trabalhadores (PT), que segue na disputa ao Palácio do Planalto, analisam o período decisivo para a busca de votos.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do candidato a governador Eduardo Leite, está inativo no sistema do Cartório da 93ª Zona Eleitoral – que abrange Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão – desde março de 2021. Com isso, a reportagem teve dificuldade de identificar filiados e, os que ainda fazem parte da legenda, preferiram não se manifestar sobre os atos políticos dos próximos dias.
Com dois candidatos envolvidos no pleito, o presidente da Executiva provisória do PL, Marcelo Trindade, afirma que o partido ainda está se estruturando no município e que, nos últimos meses, houve uma grande adesão de novos filiados. “Para o segundo turno, contamos com os inúmeros apoiadores de Bolsonaro. Além disso, em nossas idas aos bairros e localidades, conversamos com grupos, principalmente idosos, que deixaram de votar no primeiro turno, para que tentem votar no dia 30”, destaca.
“A confiança do partido nas vitórias de Bolsonaro e Onyx neste segundo turno é a mais positiva possível. Vamos vencer esta ‘guerra’ entre um presidente que ama sua pátria e luta pela liberdade do seu povo e um cidadão ex-condenado, que representa todo um sistema corrupto.”
MARCELO TRINDADE
Presidente municipal do PL
Já o presidente local do PT, César Schumacher, cita que o partido tem um comitê aberto ao público, localizado na rua Osvaldo Aranha, próximo da Biblioteca Pública Municipal, e que tem recebido um bom número de pessoas. Neste momento, o foco do PT está sendo em visitas aos bairros, para levar as propostas do candidato Lula, além da ida em fábricas e escolas, para conversar com trabalhadores de todo o município. “Algumas atividades dependem de agendas estaduais, como por exemplo, de uma visita de Edegar Pretto e Olívio Dutra, mas são pouco prováveis”, frisa o presidente petista.
Semana decisiva
Perguntado sobre os últimos dias de campanha, Trindade afirma que a orientação a todos os apoiadores de Bolsonaro e Onyx é continuar em busca de votos, em especial focados em indecisos ou que votaram em outros candidatos que não estão no segundo turno. Para Schumacher, a expectativa é de que poucos votos se movimentarão no segundo turno. Contudo, ele enfatiza que existe uma atenção especial aos votos de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes ((PDT), já que ambos declararam apoio a Lula. No entanto, destaca que o PT continuará fazendo esforços para chegar ao maior número de pessoas.
Eventos
Segundo Schumacher, o PT não planeja festas ou carreatas em caso de vitória. Ele afirma que será realizada uma confraternização, do que será, para o presidente, um grande alívio com o resultado positivo. No próximo sábado, dia 29 de outubro, um dia antes da eleição, o partido fará carreata pelas ruas da cidade. A mobilização está prevista para as 14h, com concentração e saída da Praça Henrique Bender. Neste fim de semana também devem ocorrer manifestações, mas ainda não há definição oficial.
“Não é uma eleição contra ou a favor do PT, mas pela democracia. Ela vem sendo ferida pelas fake news, uma desinformação promovida por alguns candidatos. Temos registros de empresários coagindo colaboradores. Eleição é livre e deve ser uma decisão de cada um de nós.”
CESAR SCHUMACHER
Presidente municipal do PT
Por outro lado, está planejado para a tarde deste domingo, 23, um bandeiraço na Praça Henrique Bender, organizado pelo Movimento Aliança Conservadora (MAC), apoiadores de Jair Bolsonaro, mas que não são filiados a partidos políticos. E, para o dia 29, sábado pré-eleição, um novo bandeiraço será realizado no local. Os bolsonaristas também vão sair em carreata pelas principais ruas de Venâncio, a partir das 15h, com saida defronte ao Parque do Chimarrão. Em caso de vitória, o planejamento é de uma carreata pelas ruas centrais e concentração na Praça Henrique Bender, na noite do dia 30.