Na quarta-feira, 7, ao longo de todo o dia, cerca de 80 mulheres, líderes e integrantes de clube de mães de 24 localidades de Venâncio Aires, participaram do primeiro Encontro de Lideranças Femininas Rurais, realizado pela Emater. O evento ocorreu no salão de festas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e, entre a programação, estiveram as palestras ‘Liderança e motivação’, ‘A vida além dos negócios’ e ‘O feminino que habita o seu ser’, além de dinâmicas de descontração.
De acordo com a extensionista rural da Emater e organizadora do evento, Viviane Röhrs, o encontro teve como objetivo fortalecer o protagonismo das mulheres rurais líderes onde atuam, principalmente, nos clubes de mães e nas comunidades locais. “Este momento é importante para que essas mulheres se autovalorizem, se motivem, e sigam realizando o trabalho nos grupos de mulheres”, destaca. Além disso, ela salienta que foi um momento para integrar e unir as comunidades, e que teve boa adesão nesta primeira edição.
A secretária e integrante da Comissão de Mulheres do STR, Rosenei Neumann, diz que o evento promovido pela Emater para promover esta atividade foi muito positiva. “Quisemos, juntos, empoderar e incentivar o público feminino rural para estarem à frente de suas comunidades e, quem sabe um dia, em outras entidades”, observa. Rose destaca o quanto que estes momentos são importantes para que as mulheres possam sair da rotina de casa e fortalecer a autoestima.
Empoderamento
Quem esteve participando do encontro é a integrante do Clube de Mães Amizade, de Linha Duvidosa, Laura Becker Finkler, 59 anos. Para a professora aposentada, que durante muitos anos esteve à frente da entidade, o dia foi maravilhoso e muito proveitoso. “As palestras e as dinâmicas foram muito boas. É uma forma de sair da rotina do trabalho de casa. Estava ansiosa para participar”, afirma. Ela também comenta que gosta de participar de atividades como essa e sempre aprende algo novo. “Com certeza as dinâmicas que fizemos aqui vou levar para as reuniões do nosso grupo”, finaliza.
A vice-presidente do Clube de Mães Margarida, de Linha Tangerinas, Rosinha Dietrich, 55 anos, revela que vivenciou novas atividades e que levará para casa e para o grupo. “Foi muito bom. Tudo que aprendi quero passar aos demais”, diz. Nesse sentido, ela salienta que, ao longo da programação, percebeu que as falas realizadas foram importantes para fortalecer as mulheres.