
Depois do sucesso da primeira edição do programa de resgate de receitas antigas, em 2019, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, vai reeditar o programa. Para tanto, a extensionista de Bem Estar Social Rural, Lissandra Rebelatto, apresenta o cronograma e o planejamento que serão trabalhados com os grupos de mulheres de Venâncio Aires.
Segundo Lissandra, os intercâmbios continuarão como marca da integração entre as comunidades e mais grupos irão participar, com o foco na integração como forma de valorização da mulher visando o empoderamento e desenvolvimento de lideranças. “E, também, como instrumento para proporcionar conhecimento e troca de vivencias e experiências”, frisa. Lissandra informa que durante a reunião programada para o dia 5 de dezembro, será efetuado o sorteio dos grupos que receberão as visitas e os que farão a visitação na ideia de intercambio, bem como, a exposição do tema a ser trabalhado, que será ´Identidade da mulher! Autoestima e autocuidados`.
Durante o Encontro da Mulher Rural realizado em maio de 2017, em Linha Herval, foi definido que em 2019, o evento ocorrerá em Linha Marmeleiro. Para tanto, na semana passada, Lissandra se reuniu com as lideranças daquela comunidade e está no aguardo da confirmação da realização ou não do encontro naquela comunidade. A definição deverá ocorrer ate o fim deste mês. Independente do local do evento, uma das atrações será a escolha da agricultora destaque, onde os grupos indicarão suas candidatas.
CONCURSO
Lissandra salienta que o Fórum de Segurança e Soberania Alimentar ocorrerá novamente em setembro, com a realização da segunda edição do Concurso de Receitas, com a continuidade no resgate de receitas antigas visando a valorização de alimentos preparados pelos antepassados, o modo de preparo e o histórico da alimentação da população. O tema do resgate será definido no dia 5 de dezembro na reunião com os grupos. “Durante os intercâmbios serão oferecidas receitas resgatadas pelos grupos, sendo degustadas, já fazendo uma pré apresentação da diversidade de alimentos e receitas ainda presentes nas comunidades”, reforça.
Outras ações programadas para 2019 está a excursão no mês de agosto, e integração para as lideranças a ser definido também dia 5 para a valorização e incentivo da figura de presidente e demais membros da diretoria.
Lissandra destaca que os grupos de mulheres possuem representante dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), que atualmente são Iraci Kuhn e Claudete Cetolin, que são as únicas mulheres. O restante de todas as representações são homens.
19foi o número total de receitas participantes da primeira edição do concurso.