O dia 22 de maio é a data convencionada no Brasil para se comemorar o Dia do Apicultor. Apesar de bastante antiga, a atividade foi evoluindo, em grande parte devido ao advento de novos conhecimentos por parte dos apicultores e à crescente oferta de equipamentos que auxiliam no manejo apícola e na extração do mel e seus derivados.

A Emater/RS-Ascar é parceira dos apicultores, promovendo ações de assistência técnica e extensão rural junto às famílias e as suas entidades representativas, buscando a qualificação de toda a cadeia produtiva.

A Emater/RS-Ascar organiza grupos de apicultores e incentiva a participação deles em atividades de capacitação, informação e troca de experiências, como o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura, que acontece em Gramado, de hoje até o sábado, 26. O evento contará com a presença do técnico do escritório da Emater/RS de Venâncio Aires, Luis Antônio Marmitt.

Em Venâncio Aires, os apicultores estão organizados em uma associação que hoje conta com 18 sócios. Segundo o presidente, Luciano de Carvalho, a Associação Venâncio-airense de Apicultores (AVA) colhe e comercializa em média, mais de 30 mil quilos de mel por ano. A maioria apenas tem as colmeias para consumo próprio do mel, ou comercializam o excedente para os vizinhos.