Trio de soberanas da ExpoSin 20 Anos
Trio de soberanas da ExpoSin 20 Anos (Foto: Ricardo Segatto)

Rio Grande do Sul - A celebração da resiliência e da união da população de Sinimbu, pela reconstrução da cidade após a enchente histórica de 2024, e a felicidade de retomar a feira nortearam a cerimônia de abertura da ExpoSin 20 Anos, no início da noite des quinta-feira, 13. Na Comunidade Evangélica, local de origem do evento e ponto de recebimento doações de donativos e acolhimento das famílias atingidas pelas cheias, lideranças deram as boas-vindas ao público que aproveitou a temperatura amena para visitar os estandes, o Pavilhão da Agricultura Familiar, o parque de diversões e o baile animado por Rogério Magrão e Banda. O evento segue até domingo, 16, com uma diversificada programação e entrada gratuita.

Abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar (Foto: Paulo Rabuske)

A celebração de abertura iniciou com um vídeo em que uma criança narra a história do evento e a reconstrução do município. A Banda Municipal se apresentou em seguida. Em seu pronunciamento, o presidente da ExpoSin e da Câmara do Comércio, da Indústria e de Serviços (Cacis), Thomas Koch, destacou o trabalho voluntário na organização. “Depois de momentos de dificuldade, precisamos respirar momentos de felicidade. A ExpoSin é reflexo da união e de um povo que nunca deixou de acreditar”, destacou.

Koch destacou o momento de retomada do município e da feiras (Foto: Paulo Rabuske)

Também se pronunciaram o prefeito Wilson Molz, o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Dittberner, o deputado federal Heitor Schuh, o deputado estadual Elton Weber e as soberanas, a rainha Edina Henrichsen e as princesas Michele Bohrz e Jaqueline Fischer.

No segundo dia de festa, integram a programação o Encontro Regional da Melhor Idade, com animação de diversos grupos musicais durante todo o dia, como Irmãos Carvalho e as bandinhas Boa Vontade e Rio Pequeno, além da apresentação dos grupos Elas Violão Encanto e Arte de Conviver. À noite, a principal atração musical fica por conta dos Reis do Baile. Os Atuais sobem ao palco às 19h30., seguidos por Banda Destaque Nacional e Kauê Brixner.

Até domingo, 16, o público poderá conferir e adquirir produtos da agricultura familiar e do artesanato, conferir as exposições multissetoriais, do comércio, do varejo e da indústria, e curtir os shows, apresentações artísticas e culturais, atividades esportivas e jogos de integração.

Programação desta sexta-feira

  • 9h: Encontro Regional da Melhor Idade, atividades da Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Seminário Agroambiental sobre diretrizes para a produção sustentável e em conformidade com a legislação
  • 10h: Encontro Regional da Melhor Idade: caminhada festiva até o Parque da ExpoSin e abertura da Feira Comercial e Exposições
  • 11h: Encontro Regional da Melhor Idade: apresentação dos grupos Elas Violão Encanto e Arte de Conviver, almoço e café colonial
  • 11h30min: Encontro Regional da Melhor Idade com apresentação da banda local Irmãos Carvalho
  • 13h30min: Encontro Regional da Melhor Idade com apresentação da banda local Bandinha Boa Vontade
  • 14h: 2º Fórum Regional do Turismo e reunião mensal da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo Aturvarp
  • 15h30min: Encontro Regional da Melhor Idade: apresentação da banda local Bandinha Rio Pequeno
  • 19h30min: Os Atuais
  • 22h30min: Banda Destaque Nacional
  • 1h30min: Show sertanejo com Kauê Brixner