No total, 14 alunos de escolas públicas e particulares participam do projeto deste ano. (Foto: Júlia Brandenburg)
No total, 14 alunos de escolas públicas e particulares participam do projeto deste ano. (Foto: Júlia Brandenburg)

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 6, a posse da Prefeitura Mirim 2025. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires e contou com a presença dos 14 alunos participantes, familiares, professoras, do prefeito Jarbas da Rosa, da vice-prefeita Izaura Landim e de secretários municipais.

Esta que é a 8ª edição do projeto tem como representantes municipais Sofia Bergenthal e Nícolas André Kauffmann. A prefeita mirim Sofia, aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel, obteve 33.183 votos. Já o vice-prefeito mirim Nícolas, estudante do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Pedro Beno Bohn, de Vila Arlindo, recebeu 31.752 votos.

Após a posse, foi colocado junto da galeria da Prefeitura Mirim, o registro dos representantes do ano passado. Os convidados participaram de um café da manhã e os alunos cumpriram uma agenda diferenciada em seus setores, participando de diversas atividades. Além da prefeita e do vice, outros 12 estudantes de escolas públicas e particulares integram o projeto neste ano, atuando como secretários mirins. (Veja as fotos abaixo)

Após a posse, foi colocado junto da galeria da Prefeitura Mirim, o registro dos representantes do ano passado.

Depois de empossada, Sofia Bergenthal falou sobre a oportunidade de representar a escola no projeto da Prefeitura Mirim. “Foram dias cheios de emoção e dedicação, divulgando, pedindo votos e acreditando. Todo esse esforço me trouxe até aqui.” Como prefeita mirim, ela deseja contribuir com projetos e ideias que tornem a escola e a comunidade ainda melhores, além de ouvir as demandas das pessoas.

Fotos: Confira a Prefeitura Mirim de 2025

Prefeita: Sofia Bergenthal – 6º ano, da Emef Dom Pedro II; (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Prefeita: Sofia Bergenthal (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Vice-prefeito: Nícolas André Kauffmann – 9º ano, da Eeef Pedro Beno Bohn; (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: Joana Vitória Hinterholz – 5º ano, da EMEF Narciso Mariante de Campos; (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Educação: Laura Bertram, do 7º ano, da Emef Otto Gustavo Daniel Brands (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Saúde: Enzo Fagundes do 6º ano, da Emef Alfredo Scherer (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos: Douglas Arthur Fritzen 7º ano, do Colégio Gaspar Silveira Martins (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social: Pedro Henrique de Souza Xavier, 6º ano , da Emef José Duarte de Macedo (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Desenvolvimento Rural: Luan Felipe Ferreira, do 9º ano da Emef São Judas Tadeu (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal: Daniela Silva de Oliveira – EJA , da Escola de Educação Especial APAE; (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Cultura e Esportes: Caroline Titton Heissler – 9º ano, da Emef Odila Rosa Scherer (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Planejamento e Urbanismo: Arthur de Freitas – 7º ano, da EMEF Benno Breunig (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil: Amanda Luiza Leiscimann Dalferth, do 6º ano, da EMCMEF Cidade Nova
(Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Fazenda: Morgana Rafaela Cardoso, 5º ano, da Emef Dois Irmãos (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Secretaria de Governança e Gestão: Maria Clara Baierle, de 6º ano, da Escola Monte das Tabocas (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos