Hoje, muito mais do que dentistas, focados apenas na saúde bucal de seus pacientes, esses profissionais são empreendedores, os quais preocupam-se com a gerência do negócio e o andamento de suas empresas. Movidos pela paixão pela profissão e pela vontade de fazer diferente, os ‘empreedentistas’, como são conhecidos, buscam independência financeira e autonomia profissional, além de mudanças e novas oportunidades na profissão.
De acordo com o cirurgião dentista, especialista em prótese dentária e implantodontia, Humberto Etges, hoje, com a concorrência de mercado maior a cada dia, o dentista tornouse um empresário multifuncional, cuidando não apenas da saúde bucal dos pacientes mas também da gerência administrativa da sua clínica, além de finanças, imagem e publicidade. Esses, segundo Etges, são fatores que agregam para o sucesso comercial.
Etges, que trabalha com seu pai Fernando Etges, também dentista, há cerca de oito anos, revela que, durante todo esse tempo, a parceria foi muito produtiva para ambos, pois tem aliado a experiência de um profissional que está há mais de 30 anos no mercado à experiência de outro profissional com formação acadêmica muito mais recente. “Assim, podemos trocar experiências e conhecimentos, oferecendo tratamentos modernos e altamente previsíveis, aliados a técnicas consagradas”, frisa.
Para Etges, as vantagens dessa independência empreendedora são inúmeras. “Por ser um profissional autônomo, consigo administrar minha vida profissional e pessoal com maior facilidade”, relata. Além disso, desta forma, ele também consegue ter uma relação pessoal mais flexível com cada paciente, o que agrega muito para o sucesso do tratamento.
Etges ressalta, ainda, que todas essas características fazem com que o trabalho não se torne uma rotina e passa a ser mais prazeroso. “Cuidar do próprio negócio aumenta as responsabilidades, mas também torna tudo mais flexível”, acrescenta o profissional.
> EMPREENDER é CRESCERAssim como Humberto Etges, o cirurgião-dentista Ricardo Souza também acredita que o empreendedorismo na profissão é sinônimo de mais autonomia e crescimento pessoal e profissional.
Hoje, segundo ele, com o afunilamento do mercado e o aumento da concorrência, os ambientes de trabalho se tornam lugares dinâmicos e que precisam sempre buscar inovação. “é por causa disso que os profissionais da odontologia precisam estimular seu espírito empreendedor”, afirma ele.
“O principal diferencial do empreendedorismo na odontologia”, explica Souza, “é que, neste cenário, é possível perceber que uma grande habilidade técnica não é o suficiente para garantir o sucesso profissional de um dentista.”
De acordo com ele, ainda, os benefícios que esta independência profissional traz é a vantagem de melhor conhecer o paciente e o ciclo produtivo, entender seu próprio negócio e saber transformar conhecimento em riqueza.