O baixo consumo de energia elétrica e a construção de equipamentos que não utilizam gases nocivos são os principais atrativos da linha produtos da Evaporsul – Climatizadores Evaporativos. A empresa é dirigida pelo empresário Cristiano Leandro, 36 anos, que esteve na Prefeitura nesta segunda-feira, 22, em visita ao prefeito Airton Artus. O venâncio-airense veio em busca de perspectivas para a ampliação de seu empreendimento, instalado desde 2013 na rua Visconde do Rio Branco, no bairro Cidade Alta.
Leandro, 36 anos, é especialista em automação industrial e trabalhava numa empresa do setor fumageiro. Ele conta ter decidido apostar no ramo por considerar que havia nicho de mercado suficiente para tal. O empresário estima que, atualmente, 90% dos climatizadores como os fabricados pela Evaporsul são fabricados fora do Rio Grande do Sul. Hoje, após três anos de atuação, a empresa já possui clientes em cidades como Passo Fundo, Tapejara, Novo Hamburgo, Canoas e Araranguá (SC), além de Venâncio Aires.

Entre as vantagens do produto, o empreendedor cita o consumo de energia até 90% menor em comparação a um condicionador de ar equivalente. A renovação constante do ar (sem névoa ou gotículas), a decisão de não utilizar gases nocivos nos produtos e a climatização sem perda de eficiência, em ambientes com portas e janelas abertas, também são destacados por Leandro. Seu maior desafio agora é obter apoio para encontrar uma sede com maior espaço físico, para ampliar a produção e o quadro funcional de quatro para seis pessoas. Os equipamentos, cuja aquisição é possível através do BNDES, podem ser conferidos pelo site www.evaporsul.com.br
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, acompanhou o encontro e descreveu a tecnologia empregada pela Evaporsul como “inovadora para climatização de ambientes”. O prefeito Airton Artus, que já visitou em ocasião anterior as instalações do empreendimento, se mostrou satisfeito com a evolução do negócio. Artus destacou o pioneirismo na área e frisou que iniciativas como esta consolidam Venâncio Aires como um município polo na área da refrigeração e climatização.