No lugar da encilha a capa de proteção. Sem o desfile temático por conta da instabilidade do tempo, o cavalo ficou no campo à espera do seu dono para a próxima cavalgada. No entanto, os tradicionalistas de Venâncio Aires celebraram a Semana Farroupilhas, com Missa Crioula, encontro em seus galpões ou acampamentos, no Parque do Chimarrão.
Neste domingo, 20, ‘O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural’, temática farroupilha que também seria levada às ruas, foi simbolizada pelas fumaças dos costelões, no chimarrão que passou de mão e mão e as preces de agradecimento, durante a missa à moda gaúcha. Celebrada pelo padre Fabrício Niederle e organizada pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, o momento foi de reflexão e agradecimentos.
Enquanto no ato religioso entrelaçavam-se os lenços na cruz, ’costelas de chão’ com ripa ponta de peito e costela minga, eram preparadas por Edson Aquino e Tarciso Lenz, para cerca de 300 pessoas. Os tipos de chimarrão, logo após a cerimônia, também tiveram lugar preparados pela patrona dos festejos farroupilhas, Liliane Pappen.
Nas lonas improvisadas,ou dentro das sedes no parque, as entidades reuniram seus integrantes para confraternizar. No CTG Erva-Mate, o almoço teve comida campeira, acompanhada do patrão André Kroth, familiares e associados. De Mato Leitão, o CTG Querência da Mata, que acampou na sede da Capesva também reuniu os integrantes e seus familiares.
Com a presença do patrono José Darci da Silveira, coordenador Dalmo Mayer e vice-presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense, Luce Carmen Mayer, o Centro de Pesquisas Folclórica (CPF) Terra de Um Povo também preparou um costelão para os seus integrantes, feito pelo patrão Luís Fernando Justin da Silva e Marco Garin. No bochódromo reuniu-se o Grupo de Danças Tradicionalistas (GDT) Terra do Chimarrão, a exemplo de anos anteriores. Entre os visitantes, os vereadores Telmo Kist e José Edemar Melchior e o tradicionalista João Paulo Heck.
Recém-criado, o Piquete Sinuelo de Tropa, liderado por Amaro Santiago com seu grupo, acampados desde a sexta-feira, recolheu os apetrechos logo após o almoço. O que não faltou entre os gaúchos foi a boa música. Esta foi presença constante no espaço do Piquete Machry, antes, durante e após o almoço. No meio do campo, protegidos pela lona azul, a presença do Piquete Cavaleiros da Estrada.
No Salão de Eventos, a Chama Crioula será extinta neste domingo, às 18h, conforme a vice-presidente da ATVA Luce Carmen Mayer. Encerrando-se assim, os Festejos Farroupilhas na Capital do Chimarrão que foram realzados pela ATVA com apoio da Administração Municipal.
Entre as novas gerações, no Parque do Chimarrão, nesta manhã de domingo, a pequena Maria esperou uma trégua da chuva para ensair um sarandeio, imitando a sua madrinha e 1’ª Prenda da ATVA, Laura Fengler Seibt
[GALERIA_649]