Começou na manhã desta sexta-feira, 24, na Estância da Harmonia, em Porto Alegre, o 2º Encontro de Promotores de Rodeios do Rio Grande do Sul. Coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Dalmo Mayer, está participando com uma comitiva de Venâncio Aires e região.
Segundo, o comunicador Rogério Bastos, mais de 700 pessoas se inscreveram para participar do evento. Conforme estimativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), organizador do evento, cerca de mil tradicionalistas devem assistir às palestras e esclarecimentos sobre a lei estadual e federal sobre a realização de rodeios; sanidade animal.
O presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, deu as boas vindas e destacou a importância do encontro para sanar as dúvidas daqueles que fazem a verdadeira tradição gaúcha se movimentar pelo mundo, que são os tradicionalistas. Ele enalteceu a convivência entre gerações promovidas pelos rodeios e pelas atividades afins do tradicionalismo, destacando que no meio se permite ao neto vestir-se igual ao seu avô. Falou também que não se pode nos dobrar aos modismos, por que as coisas que a moda lança viram descartáveis. Citou o exemplo dos celulares, visto que hoje ninguém mais conserta, simplesmente jogam fora e compram um novo.
Na primeira conversa da manhã, a secretaria de agricultura do estado começou a falar sobre as doenças e, em especial, o ‘mormo’, que tem trancado os rodeios em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
