No domingo, 28, foi comemorado o Dia do Produtor de Tabaco. A data é celebrada em diversos municípios onde a cultura é significativa nos aspectos econômico e social. Em Venâncio Aires, as homenagens à categoria ocorrerão amanhã, a partir das 13h30min, na sede da comunidade São José de Linha Cerro dos Bois, com as palestras técnicas seguidas de café colonial e terão continuidade no sábado, 3, com o jantar-baile, também na sede da comunidade São José.
Venâncio Aires é hoje o segundo município maior produtor de tabaco do Brasil e não tinha uma festa especifica para valorizar o setor e a cultura. Ciente que o tabaco não é somente uma questão comercial e, sim, tem um cunho social muito importante, a Administração Municipal já começou a trabalhar no ano passado, a ideia de promover o evento voltado a homenagear os fumicultores, porém, não o fez em função da falta de recursos e de tempo hábil para organizá-lo.
O evento envolve os quatro maiores distritos produtores que são Vila Deodoro, Centro Linha Brasil, Vila Arlindo e Vila Estância Nova. “A festa foi aprovada pela Câmara de Vereadores e vamos promovê-la em forma de rodízio”, salienta o secretário municipal de Agricultura André Kaufmann.
Para organizar o evento, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) conta com o apoio do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), que organizou as palestras, escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato Rural, e, comunidade São José de Cerro dos Bois.
Apoiadores
O evento envolve os quatro maiores distritos produtores que são Vila Deodoro, Centro Linha Brasil, Vila Arlindo e Vila Estância Nova. “A festa foi aprovada pela Câmara de Vereadores e vamos promovê-la em forma de rodízio”, salienta o secretário municipal de Agricultura, André Kaufmann.Para organizar o evento, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) conta com o apoio do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), que organizou as palestras, escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural e a comunidade São José de Cerro dos Bois.
Programação
13h – Inscrição dos participantes
13h30min – Abertura oficial com o pronunciamento de autoridades
14h – Palestra com o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Vicente João Fin – tema – Correção do solo antes e depois do plantio
14h45min – Palestra com o assessor técnico do SindiTabaco Darci Silva – tema: Produção Integrada do Tabaco
15h30min – Palestra com o presidente da Afubra Benício Albano Werner – tema: Mercado interno e externo do tabaco
16h30min – Café colonial em parceria com o SindiTabaco