Representantes dos fumicultores estiveram reunidos na manhã da quarta-feira, 14, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul, para dar andamento aos trabalhos relacionados com a contratação de mão de obra para o setor. Após as autuações em diversas propriedades fumicultoras, as entidades vêm buscando soluções para o impasse.
Estiveram presentes, representantes da Afubra e das federações da Agricultura – Farsul e Faesc, e dos Trabalhadores Rurais – Fetag e Fetaesc, dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De Venâncio Aires participaram os presidentes dos sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires Elemar Walker, e Rural Ornélio, acompanhados de assessores. Conforme Walker, foram discutidas várias questões e que não se chegou a um consenso e uma solução que possa sanar o problema. Sausen confirma que está para ser marcado um encontro em Porto Alegre quando será solicitado novamente um encontro com o delegado do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo é apresentar uma forma como solucionar esta questão da contratação de mão de obra dos diaristas. “Porém, não se sabe ainda quais as sugestões que serão apresentadas”, frisa.“é uma questão que preocupa e como estamos a bastante tempo do início da contratação da mão de obra dos diaristas, estamos nos articulando para que quando chegar a época da colheita tenhamos uma posição bem clara para os produtores”, frisa o presidente da Afubra Benício Albano Werner. Ele acentua que é um assunto urgente pois quando se trata assuntos desta forma e que têm envolvimento de regulamentação e legislação, esta questão sempre é um pouco mais demorada.
“Vamos em conjunto ao ministério procurar uma solução para esta questão que tanto nos afligiu nesta última safra”.Benício Albano Werner, presidente da Afubra.