isane planta junto com o esposo Paulo, 25 mil pés de tabaco (Foto: Júlia Brandenburg)
isane planta junto com o esposo Paulo, 25 mil pés de tabaco (Foto: Júlia Brandenburg)

O trabalho do dia a dia na lavoura exige esforço e dedicação. Faça chuva ou sol, frio ou calor, os agricultores se mantêm firmes em busca do sustento da família. Não é diferente com Lisane Teresinha Hermes, de 57 anos, moradora de Vila Arlindo, no interior de Venâncio Aires. Ela é esposa de Paulo Hermes, de 59 anos, mãe de Rafael, 36, Maikel, 35, e Luana, 22.

Além de realizar tarefas na lavoura, principalmente com o tabaco, que é a principal fonte de renda da família Hermes, Lisane é protagonista na propriedade. Ela é encarregada de tratar os porcos e porquinhos, cuidar dos pintinhos e frangos, criar galinhas, manter uma horta e trabalhar na lavoura, além de ser responsável pelas tarefas da casa. Durante a secagem do tabaco, também é ela quem coloca a lenha no forno. Embora não tenha habilitação para conduzir carro, Lisane sabe dirigir trator.

Um dos trabalhos diários da agricultora é tratar os porcos (Foto: Júlia Brandenburg)

Na época da colheita, concilia o preparo do café e do almoço com o trabalho na roça. “Tem dias em que adianto o serviço dentro de casa e consigo ficar um pouco mais na lavoura colhendo tabaco. Também plantamos aipim, milho e outras culturas que utilizamos no trato dos animais”, comenta.

Natural de Linha Pinheiral, no interior de Santa Cruz do Sul, ela sempre trabalhou na agricultura. “Meu pai faleceu quando eu era muito pequena e minha mãe teve que trabalhar muito para sustentar a família. Desde cedo, aprendi a trabalhar na roça”, recorda.

Quando conheceu o marido, eles foram morar em Linha Hansel, onde trabalharam por um período plantando tabaco ‘a meia’. Com isso, conseguiram juntar uma renda e, em 2006, compraram a terra onde residem até hoje, no 7º Distrito. Nesta safra, ela e o Paulo plantaram 25 mil pés e concluíram o serviço há cerca de um mês. Na propriedade, com aproximadamente 20 hectares, além dos dois, residem também a filha Luana e o genro, Érick Rabuske, que também plantam tabaco, nesta safra serão 60 mil pés.

“O agricultor tem uma empresa a céu aberto. Já passamos por alguns problemas com o tempo, como granizo e seca, mas é importante se manter forte, pois dias melhores sempre virão.”

LISANE TERESINHA HERMES

Agricultora

Atuação comunitária e participação no concurso Agricultora Destaque

Neste ano, Lisane Hermes viveu uma experiência diferente ao participar do concurso Agricultora Destaque de Venâncio Aires, promovido pela Emater/RS-Ascar. Ela não conquistou o título, mas isso não diminui a importância do que vivenciou. “Conheci pessoas e lugares novos. Todas as mulheres eram destaques e tinham histórias de vida muito bonitas. Foi uma experiência que vou levar para a vida”, destaca. Ao todo, 24 mulheres participaram do concurso, cuja final ocorreu no dia 30 de maio, durante o 21º Encontro da Mulher Rural, que reuniu mais de 700 pessoas, na Suib, em Centro Linha Brasil.

Lisane representou o Clube de Mães Florescer no concurso Agricultora Destaque (Foto: Luana Schweikart/ Arquivo FM)

Além de agricultora, Lisane é uma grande líder comunitária. É catequista na comunidade Nossa Senhora da Natividade, em Vila Arlindo, participa da sociedade e, após se aposentar, passou a integrar o Clube de Mães Florescer.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos