No ano em que completa 90 anos de fundação e com ânimos renovados para fazer uma grande campanha na Divisão de Acesso do Gauchão, o Esporte Clube Guarani sofreu um baque na última quinta-feira à noite, 17.

O assassinato do vice-presidente Éder Silva, 36 anos, que também acumulava a função de diretor de futebol, abalou todos que trabalham diretamente com o clube e a comunidade venâncio-airense que tem uma relação mais próxima com o Rubro-Negro.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateSepultamento de Éder foi na tarde de sexta-feira, 18
Sepultamento de Éder foi na tarde de sexta-feira, 18

Nesta sexta-feira, 18, dirigentes, comissão técnica e atletas participaram do velório do dirigente. Até domingo, 20, o clube decretou luto oficial de três dias. “Estamos muito abalados. O Éder era figura determinante dentro da atual diretoria, com uma participação muito ativa. E era alguém com uma história dentro do Guarani, foi atleta da base nos anos 90”, destacou o presidente, Sérgio Batista.

O dirigente disse ainda que, a partir de segunda, ‘apesar de tudo’, os trabalhos continuarão. Inclusive para definir novos nomes para compor a diretoria. “Temos que reunir o conselho e ver o estatuto, para então saber de que forma proceder. Talvez dois nomes, mas ainda não sei. Semana que vem encaminhamos isso.”

HOMENAGEMO técnico Leocir Dall’Astra também lamentou o ocorrido. “Para nós está muito difícil. É duro, mas vamos ter que dar a volta por cima. A vida continua e, se vamos continuar, que seja para homenageá-lo. Que façamos um grande campeonato pensando nele também.”

Segundo o treinador, na segunda-feira, 21, o elenco retoma as atividades normalmente (academia pela manhã e treino com bola à tarde). Na próxima quarta-feira, 23, o Guarani vai a Igrejinha para um amistoso com o time local. Será o primeiro teste mais forte neste início de temporada.

A Fiel Tribo Guarani também cancelou o ensaio de carnaval que aconteceria ontem. Em nota, afirmou que “Éder Silva era um incentivador da Fiel Tribo. Nossos bumbos, caixetas e taróis continuarão a empurrar nosso Guarani como sempre você fez.”