Imagem captada pelo coordenador da Patrulha Agrícola, Rodrigo VT, mostra que já há alagamentos no bairro União, na parte baixa da cidade (Foto: Rodrigo VT/Divulgação)
Imagem captada pelo coordenador da Patrulha Agrícola, Rodrigo VT, mostra que já há alagamentos no bairro União, na parte baixa da cidade (Foto: Rodrigo VT/Divulgação)

Em reunião realizada na noite deste sábado, 26, no Gabinete do Prefeito, representantes do Poder Executivo e Defesa Civil decidiram adotar algumas medidas preventivas em razão das chuvas registradas nas últimas horas.

Um mutirão será realizado para levantar os móveis da Escola Odila Rosa Scherer e da Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Closs, ambas localizadas no bairro União, em pontos em que geralmente se registram alagamentos quando o volume de chuvas eleva o nível do Arroio Castelhano.

Além disso, também ficou definido que o Pavilhão de Exposições do Parque do Chimarrão será preparado para eventual necessidade de alojamento de famílias que venham a ter suas casas atingidas pelas cheias.

A Prefeitura pede que as situações de emergência sejam informadas ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou diretamente ao responsável pela Defesa Civil, Jair Garcia, que atende no número 99867-6314.

As últimas informações a respeito do volume de chuvas indica redução em Linha Saraiva e bom fluxo de água na várzea do Arroio Castelhano. “Determinamos a sequência do trabalho de monitoramento, que já vem sendo realizado desde o início da tarde deste sábado”, declarou o prefeito Jarbas da Rosa.

“Até por volta das 18h, observávamos o Castelhano subindo, mas neste momento já existe uma estabilização na região serrana, especialmente em Linha Saraiva. Na região baixa, houve alagamentos de ruas”, disse Jarbas.

O prefeito salientou que, pela previsão, a chuva deve dar uma tréguas nas próximas horas, o que permitirá a vazão da água pelo Castelhano, sem que sejam registrados alagamentos como em anos anteriores.

De qualquer forma, garantiu ele, as equipes da Prefeitura estarão a postos caso a comunidade necessite de atendimento. “Vamos ter um cuidado especial para não sermos pegos de surpresa durante a madrugada”, concluiu.