‘Escola de Líderes’ realiza a aula inaugural

O passo inicial para mais uma edição do projeto Escola de Líderes foi dado na manhã de sábado. Os 50 alunos selecionados participaram da aula inaugural na Câmara de Vereadores na presença de pais, familiares, autoridades e preceptores. O próximo encontro será no sábado, a partir das 8h, no auditório do Ministério Público, ao lado do Fórum.

Cada turma de estudantes terá um preceptor. São eles o diretor da Folha do Mate, Sérgio Klafke; o repórter da Folha Alvaro Pegoraro; o radialista José Raimundo Kuhn; a coordenadora  técnica de programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Deizimara Ana de Souza; o empresário Evangelos Sarantopoulos; e o empresário e advogado Francisco Fiegenbaum. Eles agradeceram o convite para participar do projeto.

Kuhn lembrou que o projeto contribui com a expansão do conhecimento. “A escola quer mostrar boas opções. O verdadeiro líder não prende os conhecimentos a si mesmo, mas colabora com o meio.”

Klafke destacou que a iniciativa é um estímulo para que os jovens sejam o amanhã do município. Para Sarantopoulos, o conhecimento para os participantes é um ato sublime. Conforme explicou Deizimara, esses jovens podem servir de exemplo para os demais. O advogado Israel Pacheco, que também é um dos coordenadores da iniciativa, afirmou que o dia foi especial por poder participar mais uma vez do projeto. Agradeceu ao presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Felipe Spies, que esteve presente, por ter disponibilizado a sala aos alunos para as aulas realizadas no primeiro semestre. Também agradeceu a Menini. “A segunda turma reflete o seu trabalho. Se transmitem muitos conhecimentos e só se tem a ganhar com isso.”

Fiegenbaum afirmou que o que é fácil é julgar, mas difícil e fazer uma autoanálise. “O que cabe a nós é saber o que fazer com o tempo que nos é dado.”

Pegoraro ressaltou que a teoria ensina a todos, mas se leva para a vida aquilo que se aprende na prática. “é uma satisfação estar aqui. Vocês podem contar comigo.”

O delegado titular da 16° Delegacia Regional de Polícia de Santa Cruz do Sul, Julci Severo, elogiou a Escola de Líderes e lembrou que a iniciativa traz satisfação. Ele também homenageou o defensor público Igor Menini da Silva, que trouxe o projeto para Venâncio Aires.

Severo também citou os trabalhos realizados por Menini, que atuou em Venâncio Aires de novembro de 2010 até maio deste ano e, hoje, está na comarca de Pelotas.  Menini agradeceu a lembrança e ressaltou a importância do projeto ter sempre continuidade. “Contem sempre comigo.”

O delegado de polícia, Felipe Staub Cano, destacou que foram registradas muitas inscrições para a segunda turma. “Esses jovens já mostraram traços de liderança. Buscamos ajudar todos vocês. Espero que sejam disseminadores do conhecimento.”

O prefeito, Airton Artus, desejou sucesso aos alunos. “Ser líder é algo difícil, mas pode ser muito simples também. Foi-se o tempo em que para ser líder tinha que ter certos poderes. Líder não tem preconceitos e discriminação.” Artus também lembrou dos pais que estavam presentes, que sabem que a construção do futuro é importante.

Ainda estiveram presentes o major do Corpo de Bombeiros, Eduardo Gener Pinheiro Medeiros; o vereador Nilson Lehmen; policiais da Delegacia de Polícia do município; demais integrantes da Administração Municipal; e alunos da primeira edição do projeto.

{gallery}galerias/13082012{/gallery}