O Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Fundomate) viabiliza a divulgação da bebida típica dos gaúchos durante a Copa do Mundo e tornar conhecido o hábito dos aos turistas que visitam Porto Alegre até o dia 13 de julho.
Para essa divulgação aos turistas o Fundomate e a Secretaria Estadual de Agricultura viabilizaram a participação da Escola do Chimarrão de Venâncio Aires para expor, treinar e divulgar 36 diferentes formas de preparo de um chimarrão. O evento ocorre diariamente das 10h às 22h, no Chimarródromo junto ao Paradouro Gaúcho no Cais do Porto Porto Alegre. Até o momento estiveram presentes 32 países diferentes, além de milhares de gaúchos e brasileiros que visitam e prestigiam o local. “O mundo está tomando conhecimento da nossa erva tradicional que possui mais de 190 propriedades nutracêuticas, dentre elas as saponinas descobertas pelo Instituto Nacional de Cardiologia, com propriedades e indicações para doenças cardíacas, vasculares, digestivas, colesterol, dentre outras”, destaca Valdir Pedro Zonin, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Coordenador das Câmaras Estaduais da Agroenergia e Infraestrutura e secretário executivo do Fundomate.
Zonin lembra que no dia 24 de abril se comemora no Rio Grande do Sul, o ‘Dia do Churrasco e do Chimarrão’. A data foi instituída pela Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003 e, conforme seu artigo primeiro, ficam instituídos o churrasco à gaúcha como o prato típico e o chimarrão como a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. A erva-mate (Ilex paraguariensis) é também a árvore símbolo dos gaúchos conforme Lei estadual 7.439 de 8 de dezembro de 1980
O mundo está tomando conhecimento da nossa erva-mate tradicional
Valdir Pedro Zonin, secretário executivo do Fundomate
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 26/06/2014.